pub-1582217690077140
Aprendiz da Taverna

Aprendiz da Taverna #1

By
on
27 de outubro de 2017

Vejo que vieram até mim… famintos por informação… com medo de nerfs… agarrando suas cartas junto ao peito.

Olá Gwenteiros e Gwenteiras, como estão? Prazer, eu sou Leonardo Ribeiro, o novo integrante do TdR, mas podem me chamar de LinkNecross (ou Link, whatever). É uma honra eu estar me empenhando em trazer informações, novidades e conteúdo para a comunidade de Gwent! Espero que eu consiga transmitir coisas boas para vocês e que eu aprenda muito com toda esta experiência.

Enfim, depois de todas estas apresentações, vamos ao que interessa: falar de Gwent! E, a partir de hoje, duas vezes por semana (quartas e sextas), teremos o Aprendiz da Taverna. O que é isso, Link? Basicamente, é um aulão, dividido em lições, onde estaremos ensinando como jogar Gwent. Desde o básico do básico até as técnicas mais avançadas (você transmutará sua mente com tanto conhecimento!). Claro, se você leu isso, já é um jogador “pro” e já sabe tudo de Gwent, não pare de ler por aqui não, por favor! Mande para seu amigo que ainda nem sabe o que é esse Card Game maravilhoso e instigue-o a jogar! Se ele seguir estas aulas, não vai demorar muito para se tornar um “pro” como você!

Antes de começarmos, um último detalhe: você que caiu aqui de paraquedas, que quer conhecer o jogo e iniciar sua carreira como colecionador de cartas e vitórias, mas não sabe nem onde o jogo está disponível para download, clique AQUI e você será redirecionado ao site oficial do Gwent, para que você possa baixá-lo e jogá-lo o quanto antes!

 

LIÇÃO 0: OBJETIVO DO JOGO

Vamos começar do início: o que realmente importa em Gwent para que o jogador conquiste a vitória. Essa é simples de responder: ganhar mais rodadas do que o oponente, em uma partida. A partida em si é uma melhor de 3, onde quem vencer 2 rodadas sai vitorioso. E como é que se ganha uma rodada? Tendo um total de pontos no tabuleiro maior do que o oponente. Ok, isso é, como dito anteriormente, o básico do básico que você precisa saber. Mas é a partir de agora que você vai entender como o jogo funciona para que você atinja esse objetivo! Pegue a sua pena, molhe no tinteiro e comece a anotar. Dúvidas, só no final da aula!!

 

LIÇÃO 1: AS CARTAS

Bom, se estamos falando de um Card Game, nada melhor do que iniciar a aula explicando as principais coisas que um iniciante deve saber sobre as cartas. Seguem dois exemplos:

Acima temos duas cartas, que basicamente são os tipos de cartas que compõem o jogo: as UNIDADES (exemplo da esquerda) e as ESPECIAIS (exemplo da direita). Como podem ver, o que as diferencia é uma unidade ter um ALGARISMO e um ÍCONE abaixo desse algarismo, detalhes que uma carta especial não possui.

 

LIÇÃO 1-1: AS UNIDADES

As unidades são as cartas que podem ser colocadas no TABULEIRO (que será melhor explicado na Lição 2, acalma o coração!). Como visto antes, elas possuem sempre um algarismo e um ícone logo abaixo. O algarismo é a BASE DE PODER desta unidade, e esta base de poder é o quanto a unidade representa de pontuação, originalmente, no tabuleiro. No exemplo de unidade acima, a carta Ciri possui uma base de poder 5, ou seja, em tabuleiro ela corresponde 5 pontos no placar do jogador que a possui. Estas cartas normalmente tem habilidades, que serão discutidas nas próximas lições.

Outro termo que usei anteriormente foi o “ícone” que fica logo abaixo de uma unidade. A seguir, indico todas, com uma breve explicação, já que este símbolo tem influência total no tabuleiro que, como já dito antes, será melhor explicado apenas na próxima aula.

 

 

A) Uma unidade com este ícone só pode ser posicionada na fileira de CORPO A CORPO (Melee, em inglês) do tabuleiro.

B) Uma unidade com este ícone só pode ser posicionada na fileira de LONGA DISTÂNCIA (Ranged, em inglês) do tabuleiro.

C) Uma unidade com este ícone só pode ser posicionada na fileira de CERCO (Siege, em inglês) do tabuleiro.

D) Uma unidade com este ícone pode ser posicionada em QUALQUER fileira do tabuleiro.

E) Uma unidade com este ícone pode ser posicionada em qualquer fileira do tabuleiro oponente (são os chamados ESPIÕES, que também serão melhor explicados em futuras aulas).

 

LIÇÃO 1-2: CARTAS ESPECIAIS

As cartas especiais possuem como maior diferença das unidades uma única coisa: não são colocas no tabuleiro. Após usadas, suas habilidades são ativadas e, em seguida, são direcionadas à PILHA DE DESCARTE (se você já jogou/conhece YuGiOh!, assimile esse termo ao famoso CEMITÉRIO). Por não serem mantidas no tabuleiro, normalmente possuem habilidades importantes para um arquétipo, ou são cartas que podem não ficar ativas no tabuleiro, mas sua habilidade sim (vulgo cartas de CLIMA, mas acalme-se, a aula ficará muito extensa se querermos falar delas agora). Enfim, cartas especiais possuem um papel importante no Gwent (óbvio né Link, se não nem deveriam existir).

 

LIÇÃO 1-3: CORES E MAIS CORES

A aula já está acabando, mas não poderíamos encerrar esta Lição nº 1 sem abordar os diferentes tipos de cartas que existem no Gwent. Quando digo isto, neste momento, me refiro às cores das cartas. Existem 3 tipos de cartas quanto às suas cores: cartas de BRONZE, cartas de PRATA e cartas de OURO, com exemplos abaixo, respectivamente.

Como é notável nos exemplos acima, as bordas das cartas referem-se ao tipo de carta, quanto à sua cor. Irei ressaltar isto que vou falar novamente no futuro, mas já lembre-se: um deck de Gwent pode ter no máximo 4 cartas de Ouro (limitadas a 1 cópia de cada carta), 6 cartas de Prata (limitadas a 1 cópia de cada carta), quantas cartas de Bronze quiser (limitadas a 3 cópias de cada carta). Um deck precisa ter no mínimo 25 cartas e no máximo 40.

Bom minha gente, a aula termina aqui, não esqueçam de na próxima trazerem um caneco cheio de Cerveja de Mahakam para o professor aqui. Na Lição nº 2 iremos aprender tudo sobre o tabuleiro do jogo, cartas de clima e raridades das cartas. Aguardo vocês na próxima terça-feira! Até!

TAGS
RELATED POSTS
4 Comments
  1. Responder

    Artur Cardoso Rosello

    27 de outubro de 2017

    Ficou muito bom, espero que você ensine que a graça do jogo é criar o próprio deck kk.
    -TuiBlackz

    • Responder

      Leonardo

      27 de outubro de 2017

      Pode deixar senhor, o intuito é dar liberdade para o pessoal saber como jogar, e que o deck em si é com eles! 😀

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes