pub-1582217690077140
Carta da Semana

Carta da Semana #3

By
on
17 de novembro de 2017

Gwenteiros… Gwenteiras… tudo bão?

Terceira edição da Carta da Semana saindo fresquinha do forno! Hoje estaremos falando pela primeira vez de uma carta indicada por um leitor do Taverna de Rívia (TuiBlackz). Bora lá!

 

CARTA DA SEMANA – CIRI FALSA

Nome da Carta: Ciri Falsa

Base de Poder: 6 / Ágil / Carta Prata / Facção Nilfgaard

Tag(s): Agente Duplo

Habilidade: “Se uma unidade estiver espionando no início do seu turno, reforça a si mesma em 1. Se estiver espionando, quando seu oponente passa, move-a unidade para o lado oposto. Mobilização: quando usa esta unidade do seu lado, fortalece a si mesma em 3.”

Descrição: “Lá vem ela”, ele pensou, “nosso interesse imperial”. Falsa princesa, falsa rainha de Cintra. Falsa governanta do Yarra, futuro sangue do império.

 

Pessoal, antes de iniciarmos os tópicos padrões deste post, só quero consertar uma errata na habilidade da Ciri Falsa: na introdução acima, sempre colocarei o texto atual da carta, de como ele está no jogo atualmente. Porém, se olharmos a habilidade da carta em inglês, a tradução correta da habilidade desta carta seria: “Se ESTA unidade estiver espionando no início do seu turno, reforça a si mesma em 1.”. Outro erro que eu acredito existir (posso estar interpretando errado, me ajudem caso seja isso) é quanto a informação de que “quando seu oponente passa, move a unidade para o lado oposto”. Acredito que esteja errado, pois enquanto a Ciri Falsa está espionando, o oponente seria aquele que colocou-a no tabuleiro oposto, mas quando quem controla a Ciri Falsa passa é que a envia para o lado oposto. Ou seja, eu acredito que o correto deveria ser “Se estiver espionando, quando você passar, move-a para o lado oposto”. O restante está correto (claro, está errada a concordância “move-a unidade”, não precisaria do hífen, mas ok, errinhos como estes não afetam o jogo).

 

Evolução Cronológica

Nos primórdios da civilização Gwenteira (vulgo Beta Fechado), a Ciri Falsa tinha quase que a mesma habilidade, exceto pelo fato de que ela não tinha a mobilização que tem hoje (ela não se fortalecia em 3 caso fosse jogada no seu lado do tabuleiro, por isso não era Agente Duplo). Outra diferença era sua base de poder, ela era um pouco mais fraca: apenas 3 de força (ainda no Beta Fechado ela teve sua base de poder aumentada para 6, como ainda é hoje). Sua posição no tabuleiro limitava ela apenas a ser jogada no Cerco do oponente. O resto era igual, se reforçava em 1 a cada turno que estivesse no lado do oponente e, quando ele passasse, a enviava para o lado oposto. Já no início do Beta Público, pode-se dizer que ela teve sua habilidade alterada para aquela que se mantém até hoje (o texto era um pouco diferente, já que o termo “Início do Turno” era usado em negrito, como o que temos em “Mobilização”, coisa que hoje não existe mais).

Ciri Falsa no Beta Fechado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Análise da Habilidade

Ciri Falsa possui uma habilidade extraordinária, consegue acumular um grande valor de pontos no tabuleiro oponente, sendo que ele terá que trabalhar com uma pontuação inexistente para o placar final da rodada dele e estar ciente de que, quando passar, enviará o dobro de pontos para o jogador que a enfiou no tabuleiro dele (sim, o dobro, pois tirará X valor do tabuleiro dele e acrescentará este X valor para o do seu oponente). Mas isso tudo acontecerá apenas com esta frase: SE FUNCIONAR. Toda habilidade overpower possui uma overpower fraqueza, se não o jogo não seria viável. A Ciri Falsa é uma bela carta, habilidade fortíssima, mas extremamente counterável (ou seja, pode ser muito fácil anulada e arruinar sua estratégia, já que concederá muitos pontos para o oponente).

Citando alguns exemplos de como ela pode ser anulada: num baralho de consumir, basta que uma unidade corriqueira neste tipo de baralho (Ekimmu, Guerreiro Vran e o próprio líder, Ancião Sonegado) devore a coitada da Ciri Falsa e o oponente não será afetado negativamente de nenhuma forma. Num baralho de Skellige, a Coral pode transformá-la em um belíssimo artefato (ok, o próprio jogador perderá uns pontinhos nesta jogada, mas nada se compara ao quanto ele perderia caso deixasse a Ciri Falsa se criar no jogo). E por último, no próprio baralho de sua facção, o Infiltrador pode tirar seu marcador de espião e ela simplesmente não voltará para o tabuleiro oponente quando o jogador que a controla passar. Ou seja, repito o que disse acima: extremamente counterável.

Por outro lado, depois de falar seus contras, os pros também existem. O Gwenteiro que possui como estratégia utilizar a Ciri Falsa no seu baralho terá que ter muito jogo de cintura, saber fazer as jogadas certas, tentar conhecer ao máximo o baralho do oponente e fazer com que ele gaste as cartas que ele poderia utilizar contra a Ciri Falsa, sem que o afete tanto quanto fosse com ela e, claro, tudo isso para saber o melhor momento de jogar a nossa queridinha carta da semana. Alguns jogadores preferem usar ela logo de cara, na primeira rodada, o que eu, pessoalmente, considero arriscado demais. Outros jogadores preferem calcular o melhor momento de usá-la, para extrair o maior número de pontos possível dessa belíssima carta. Enfim, que ela é ótima, ninguém pode dizer o contrário, mas que ela pode ser um tiro no pé de quem a usar, também não pode-se dizer o contrário.

 

Mundo The Witcher

A chamada Falsa Ciri era nada menos do que uma garota com aparência e idade muito parecidas com a Cirilla, que foi usada como a verdadeira para protegê-la dos Reinos do Norte. Schirrú foi o sequestrador desta garota, que levou-a para o imperador de Nilfgaard (Emhyr). Quando ele descobriu que não se tratava da verdadeira Ciri, acreditou ser uma boa ideia continuar com a farsa, dando-lhe vários títulos, como se ela fosse de fato a princesa e, enquanto isso, ele ordenava para seus braços direitos que encontrassem a legítima. No final das contas (um spoiler, se não quiser saber disso não leia a partir daqui), Emhyr decide-se casar com a Falsa Ciri e a torna imperatriz de Nilfgaard. Ele até chegou a perguntar o verdadeiro nome dela, mas ela mesma se nomeava Cirilla Fiona Elen Riannon, ou seja, nem ela sequer mencionava seu nome de nascimento. Fonte destas informações: AQUI.

 

Bom pessoal, a edição da Carta da Semana chegou com um pequeno atraso, mas vai se encerrando por aqui com um agradecimento por sua leitura e paciência. Aguardo seu feedback e sua indicação para a próxima carta da semana. Nos vemos na próxima semaninha, até lá!

TAGS
RELATED POSTS
7 Comments
  1. Responder

    Marcos KarraskO

    1 de dezembro de 2017

    Recomendo a carta Chuva de Granizo de Merigold. Ótima história a dela, achei mt bom quando a Triss lançou esse feitiço. A Yen tava chamando ela de covarde e tal.

    • Responder

      LinkNecross

      12 de dezembro de 2017

      Nossa, só li o comentário agora, desculpe a demora! Vou falar dela sim, com certeza! Abraço!

  2. Responder

    Dmm17

    21 de novembro de 2017

    Maneira a análise!

    Mas a carta é bem fraca, na minha opinião. Muito fácil de counterar e mesmo quando não é gera pouco valor, já que 6 + 1 por turno é menos que muita carta bronze.

    Continuem o bom trabalho que tem feito com o site!

    • Responder

      LinkNecross

      24 de novembro de 2017

      Na verdade ela é muito boa, se não fosse counterável tão facilmente. Ela gera 6 + 1 + 1 + 1… e o somatório total, no final das contas, é o dobro de seu poder para o placar do jogador que a colocou no tabuleiro oponente. Então digamos que ela fique apenas 1 turno no tabuleiro oponente, lá ela terá apenas 7 de poder, mas ao passar para o seu tabuleiro, ela gera 14 pontos (tira 7 do oponente, põe 7 para você).

      • Responder

        Dmm17

        25 de novembro de 2017

        Na verdade, é ilusório que o oponente perde pontos. Os pontos que saem do campo dele nunca foram realmente dele, já que passariam pra você quando a condição fosse atingida. Ele não jogou uma carta que você rouba, e sim você quem joga a carta e ela só é sua se o oponente não a “roubar” (consumindo, lockando etc). Posto isso, ela vale 6+(1 por turno), é muito fácil de counterar e se isso acontecer ela ferra o seu jogo – vai ser uma carta sua dando 10+ pontos pro adversário, o que é desastroso. Eu sinceramente acho ela bem sem sentido, hoje em dia. Devem receber algum rework.

  3. Responder

    Artur Cardoso Rosello

    17 de novembro de 2017

    Valeu por colocar a minha recomendação na carta da semana, muito bem analisada e descrita.
    Quem quiser ver a minha melhor jogada com essa carta na ranked, segue o link:
    https://youtu.be/9KmXWgYkR-U
    Valeu.
    -TuiBlackz (xbox)

    • Responder

      LinkNecross

      18 de novembro de 2017

      Eu que agradeço pela sua indicação, foi bem divertido pesquisar sobre essa carta que eu também adoro muito (mesmo não a utilizando ultimamente em meus baralhos). Forte abraço.

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes