pub-1582217690077140
CD Projekt RED Cyberpunk 2077 Geek iniciantes Nerd

Tudo sobre o complexo Cyberpunk 2077

on
3 de setembro de 2019

Cyberpunk 2077 promete ser um jogo absurdamente incrível! Mas… Como surgiu? Como está sendo o processo de desenvolvimento e o mais importante, o que podemos esperar do jogo!?

Pois pode ficar bem confortável aí que o post é longo, mas se você está na expectativa por esse super jogo, você vai adorar!

 

Anúncio e promessas

A data era 19/10/2012, The Wicther 3 ‘Wild Hunt’ que marcava até então o fim da trilogia de um dos bruxos mais famosos do mundo dos games e que levou a desenvolvedora CD PROJEKT RED ao estrelato, ganhando inclusive o “Game of the Year” de 2015 nem mesmo havia sido lançado, mas a desenvolvedora já estava adiantado alguns planos. Nesta data foi anunciado o jogo CyberPunk 2077.

Em produção a quase 7 longos anos, o jogo finalmente ganhou uma data de lançamento na E3 2019, era um momento muito esperado na conferência da Microsoft principalmente porque em 28/02 a desenvolvedora havia feito um simples tweet informando que estariam na E3 e apesar de ser uma informação que muitas pessoas queriam, poucas acreditavam de fato que pudesse acontecer.

A CD RED havia mantido várias informações sobre o jogo em sigilo extremo.

A data anunciada para o lançamento foi 16/04/2020 e contará com versões para Xbox One, Playstation 4, PC e Google Stadia. (Torce aí pra não mudarem a data rs)

Como se os  fãs do ainda nem lançado Cyberpunk 2077 não tivessem motivos suficientes pra ficarem felizes só por terem alguma informação nova, teaser, gameplay ou qualquer coisa assim, a CD RED não estava feliz em entregar o básico para uma conferência, então ela resolveu entregar KEANU REEVES como personagem do jogo!

Na conferência além de ter seu personagem exibido pela primeira vez ao público, o próprio Keanu apareceu pessoalmente para dar algumas informações e também anunciar a data de lançamento.

 

Temática e enredo do jogo

Cyberpunk 2077 é baseado em um RPG de mesa chamado Cyberpunk 2020, o jogo desenvolvido pela CD RED é uma sequência direta do RPG, ele literalmente se passa 57 anos depois da história original e na mesma cidade chamada Night City, que é inspirada nas cidades reais São Francisco e Los Angeles.

Para fazer essa sequência a CD RED contou com a ajuda e consultoria de Mike Pondsmith, que é escritor do jogo original lançado em 1988 e produzido pela R. Talsorian Games.

Cyberpunk 2020 foi inclusive ganhador do Origins Award (1989), na categoria Best Science-Fiction Role-Playing Game (Melhor RPG de Ficção científica), então ele já vem com esse “prêmiozinho” nas costas que é pra dar aquele peso na responsabilidade né? Rs

Em Night City a tecnologia absurdamente avançada coexiste com uma sociedade praticamente perdida e decadente, onde “V” personagem principal do jogo passará por muitos problemas envolvendo realismo, crueldade e aparentemente (pelo que foi mostrado até agora) muito gore!

 

Mundo aberto com muitas possibilidades

Night City é dividida em 6 distritos:

– Westbrook: Onde as pessoas riquíssimas do jogo gastam tudo o que podem e o que não podem também. É uma região turística com foco em meios diferentes de diversão.

– Pacifica: Mais conhecida como “Zona de Combate”, (Irônico, não!? rs) por ser a região com a maior movimentação de atividades ilegais das gangues que vivem por lá. Por consequência, esta é a região mais pobre da cidade.

– Watson: Anteriormente era um centro corporativo, atualmente além de estar abandonado, também é um reduto da cultura asiática, tendo em sua maior parte uma população de imigrantes que comandam alguns comércios legais e também ilegais por lá.

– Santo Domingo: Toda a energia, itens de consumo e etc vem daqui! Santo Domingo é literalmente onde ficam as fábricas, grandes centros industriais e até as usinas de energia que mantém Night City.

– City Centre: Dominada por corporações gigantescas, é conhecida como a área de luxo de Night City.

– Heywood: Era para ser uma região tranquila por ser apenas residencial, mas por lá as pessoas sofrem com crimes, assassinatos e tudo de pior que se possa imaginar protagonizado por gangues perigosas da região. A área é populada basicamente por latinos.

Cada um dos seis distritos terá subdistritos, como se fossem bairros, além deles Night City ainda contará com terrenos fora da cidade para que o jogador tenha mais locais para explorar.

A CD RED tem se comprometido a construir uma cidade que seja uma experiência completa, fluida, aberta e sem telas de carregamento e assim como em The Witcher, que conta com um sistema de periodicidade e climatização incrível, Cyberpunk também contará com períodos dia e noite e mudanças de clima.

Uma das informações mais legais sobre os imóveis do jogo, é que a desenvolvedora não achou muito legal a ideia de ter vários deles sem absolutamente nada dentro, (Bom, sabemos que a CD RED não é muito chegada a ter coisas apenas de enfeite dentro dos jogos dela) sendo assim, os prédios terão diversos andares completamente exploráveis.

O jogo também terá um sistema complexo de escolhas, muitas vezes obrigando o jogador a tomar diversas decisões complicadas em apenas uma missão, isto é, os desfechos podem ter diversas alterações de acordo com as decisões que o jogador tomar.

 

“V” e Johnny Silverhand

O nome do protagonista é unissex de propósito. Em Cyberpunk o jogador poderá decidir o gênero de seu personagem.

Os desenvolvedores destacaram que “V”, é um personagem de sexo neutro, a única coisa que aparentemente poderemos escolher é o tipo de corpo “feminino ou masculino”.

Outro ponto que também foi destacado, é a possibilidade de podermos nos relacionar com diversos NPC’s dentro do jogo, porém é necessário que eles se interessem pelo seu personagem e obviamente isso poderá ser influenciado pela orientação sexual do NPC. Por exemplo, se você fez o seu personagem com corpo feminino, mas o NPC também é feminino e hétero, nem perca seu tempo. Esse relacionamento já está fadado ao fracasso!

Mas se for diferente disso, vale o investimento.

Já Keanu Reeves (um dos maiores e melhores atores de Hollywood) aparece na pele de Johnny Silverhand, o personagem pertence a “classe” dos Rockerboy’s no jogo.

No game, Johnny será uma espécie de mentor do personagem “V” em forma de holograma e que será acessado através de um chip implantado em sua cabeça.

Os desenvolvedores já declararam que Johnny é o NPC com mais falas no jogo e que apesar de estar lá para guiar o jogador, o NPC possui escolhas próprias e com certeza muitas vezes elas não estarão de acordo com as escolhas feitas pelo jogador, o que pode fazer rapidamente seu maior aliado se tornar um dos seus maiores inimigos dentro do jogo.

Como eu havia comentado anteriormente, Cyberpunk 2077 é baseado em um antigo RPG de mesa chamado Cyberpunk 2020, porém há alguns detalhes que precisamos levar em consideração aqui.

2020 já é ano que vem! Em 1988 quando o jogo original foi lançado 2020 estava muito longe, então fazia sentido dar todo um contexto super futurista para a data, porém não é a realidade atualmente. Foi exatamente por isto que houveram algumas mudanças no nome do jogo conforme suas versões seguintes foram lançadas.

Em 1988 o RPG se chamava apenas Cyberpunk, depois em 1990 ano da segunda edição do jogo ele recebeu o nome de Cyberpunk 2020 e a edição de 1988 ficou conhecida como Cyberpunk 2013, devido a este ser o ano apresentado no jogo em seu primeiro lançamento, já na sua terceira versão lançada em 2005 recebeu apenas o nome de Cyberpunk V3.0 e está situado na linha do tempo fictícia de todas as edições anteriores, porém agora no ano de 2030. (É, confuso. Eu sei, eu também achei.)

Estou te explicando toda essa confusão de datas e lançamentos, porque assim como houveram alterações anteriormente devido aos anos se passando e a humanidade e as tecnologias evoluindo, obviamente teremos diversas alterações em Cyberpunk 2077, a começar pelo fato de que no RPG de mesa não existem tecnologias como DVD, MP3, MP4 e itens como telefones celulares e câmeras digitais são absurdamente caras.

Convenhamos que atualmente se você não é um profissional que trabalha com fotografia e vídeo, você nem mesmo precisa de uma câmera, já que os smartphones atuais fazem no mínimo o básico que as câmeras fazem, sendo assim seria pelo menos “estranho” termos que pagar um valor exorbitante no jogo por itens que na nossa realidade são até que bem acessíveis.

O que nos leva novamente a Johnny Silverhand, interpretado por Keanu Reeves.

Obviamente o personagem existe no jogo original, mas a verdade é que não sabemos quais alterações a CD RED terá que fazer no jogo para que ele fique o mais próximo possível da nossa realidade, mesmo se tratando de um jogo futurista, ele se baseia o máximo possível no que a nossa sociedade é atualmente e que tipos de tecnologias nós já temos ou ainda temos a possibilidade de desenvolver a curto / médio prazo, portanto alterações são esperadas.

Em Cyberpunk 2020 , Johnny Silverhand é um ex-militar e desertor dos fuzileiros norte-americanos, ele abandonou o serviço militar antes de seu final oficial durante um conflito na Nicarágua, o que obviamente trouxe diversas consequências para ele dentro da história.

Agora, se a história dele será seguida a risca pela CD RED ainda não sabemos, mas o enredo principal aparentemente será sim.

 

Mecânicas básicas de RPG

Classes, status e personalização.

Como todo RPG algumas mecânicas básicas são necessárias para a história acontecer, dentre elas um sistema de classes, customização de personagens (é nessa daqui que a gente perde mais tempo, que no catálogo da Netflix!) e status.

Suas escolhas iniciais determinarão a abertura de algumas possibilidades diferentes dentro do jogo, você também poderá alterar completamente a aparência de seu personagem, como tipo físico, corte de cabelo, tatuagens, maquiagem, cor de pele e muito mais.

Como se só isso não fosse o bastante, você ainda poderá personalizar atributos iniciais, porém notará que não será possível escolher uma classe.

Em Cyberpunk 2077 teremos 3 classes e na verdade você só não escolhe uma inicialmente porque devido ao sistema fluido de classes, será possível modificá-las durante a gameplay de acordo com o seu estilo de jogo.

– Techie: Especialistas em tecnologias cibernéticas e que trabalham ilegalmente. (Onde eu moro isso se chama Hacker, rs)

– Solo: Assassinos de aluguel e mercenários que recebem pouco dano.

– Netrunner: Esses são hackers com um sistema possuidor de interface implantado em si próprio. (Isso aqui é um hacker ciborgue! Rs)

O que você deverá escolher inicialmente é a sua história de origem tendo como opções, Nomad, Corpo e Street kid.

Ainda não foram divulgadas maiores informações sobre cada uma, o que sabemos até o momento é que você terá um ponto de partida e um desenvolvimento diferente da sua trajetória dentro do jogo de acordo com sua escolha.

O detalhe é que no RPG Cyberpunk 2020 existem 8 classes, o que nos leva a creditar que teremos essas classes sendo inseridas no jogo de alguma forma que possa até mesmo afetar o protagonista, porém nenhum confirmação da desenvolvedora até o momento.

Já o status terá relação direta com as classes.

Sobre a parte que muito nos interessa que são as vestimentas, afinal o importante mesmo é estar fabuloso, as roupas são itens que servirão para muito mais do que apenas deixar você um arraso!

Elas fornecem atributos como, armadura, resistência a pulsos eletromagnéticos, resistência psíquica, resistência a temperaturas extremas e resistência química, além de também aumentar sua reputação.

A reputação é uma espécie de experiência que você ganhará completando missões secundárias, ela serve para dar acesso a novos vendedores e conteúdo em Night City.

Além disso, todas as armas do game tem a opção de não serem letais, portanto caso seja da vontade do jogador, ele pode finalizar o jogo sem matar NENHUM oponente.

Ainda sobre a personalização, além do menu inicial onde é possível mudar toda a aparência do seu personagem, durante a gameplay você poderá dar uma passadinha em um “Estripadoc”, eles são especialistas que oferecem a possibilidade de instalar ou melhorar seus “cyberwares”, estes por sua vez são diversos itens implantados diretamente no corpo do personagem, como scanners de retina, zoom ópticos, gadgets para contagem de munição, melhoria de mira e conexão direta com armas, dentre vários outros.

Muitos estripadocs trabalham legalmente, mas assim como médicos da vida real que também fazem coisas ilícitas por baixo dos panos, existem estripadocs que oferecem seus serviços no mercado negro e desde que você possa pagar, eles instalam até cyberware militar.

 

Realismo e cenários interativos

Mesmo sendo um jogo com uma temática super futurista, Cyberpunk traz situações, cenários e uma tecnologia que apesar de ter evoluído de forma familiar, se mostra muito surpreendente.

A moeda utilizada no jogo por exemplo tem o nome de “Eurodólar” e é popularmente chamada de ED, como você deve ter percebido é a junção dos nomes de moedas bem conhecidas no mundo real.

Cenários são detalhados com uma infinidade de elementos do mundo para que tudo tenha um propósito, seja realista e por diversas vezes ainda seja interativo.

Uma propaganda genérica em uma tela por exemplo, pode mudar para uma específica aos interesses do seu personagem quando você se aproxima dela, informando onde está o vendedor mais próximo do produto.

Isto por acaso não é o que o Google faz atualmente com as suas pesquisas?

Experimente pesquisar uma palavra como “pets” por exemplo, em seguida você notará que todos os sites, blogs e até mesmo redes sociais que você acessar, terão algum tipo de propaganda relacionada a produtos e serviços para pets.

Este é o Google recolhendo informações sobre os seus interesses, para oferecer algo que seja condizente com eles depois. Isso pode ser bom ou ruim, depende apenas do seu ponto de vista e do quanto você gostaria que outras pessoas soubessem sobre você.

Gameplay absurdamente dinâmica

Como comentei anteriormente, você poderá escolher em todas as missões qual será a melhor forma de abordagem para que você consiga finalizá-la, isso por si só já é bem legal, mas tem muita coisa que você pode acrescentar nas suas escolhas para deixar tudo ainda mais emocionante!

Por exemplo, para sair ou entrar em locais, caso você seja um Netrunner habilidoso você pode hackear portas e terminais de conexão, mas caso você não seja tão habilidoso assim, utilizando a perícia em engenharia é possível desmontar um painel de manutenção que faz portas e terminais funcionarem e assim conseguir abrir aquela porta que estava impedindo sua saída.

Existem vários outros tipos de perícias que você poderá utilizar durante o jogo, mas a perícia em engenharia não serve só para isso, você pode consertar, desmontar e até mesmo desarmar dispositivos no seu caminho.

Em Cyberpunk quando você se pluga a uma rede, tem acesso a tudo que estiver conectado a ela, ao se plugar a um membro de uma gangue por exemplo, você poderá ter acesso a tudo o que ele conhece sobre estruturas e informações internas da sua gangue. Este recurso é muito útil para que você possa encontrar pontos exatos, saídas e esconderijos dentro de locais pertencentes a gangues.

Ainda sobre o hackeamento, também é possível hackear inimigos para que eles percam a conexão com suas armas os impedindo de atirar contra você e fazendo com que eles virem alvos fáceis durante confrontos.

2020 já está logo aí! Já está pensando quais serão suas estratégias de jogo?

 

Com certeza ainda tem muita coisa incrível pra sair sobre Cyberpunk 2077  e você poderá conferir tudo aqui no Taverna de Rívia!

Agora que você já sabe de tudo isso aumentou o hype? Conta tudo pra gente nos comentários!

Até a próxima!

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes