pub-1582217690077140
Review

PROJETO GEMINI; CLONAGEM E EUGENIA (Sem spoilers)

on
27 de outubro de 2019

“Iae meus quiridu, tudo tranquilo?”

Finalmente assisti ao filme Projeto Gemini do diretor Ang Lee (mesmo diretor de Aventuras de Pi e O Segredo de Brokeback Mountain) e estrelado por Will Smith como protagonista e antagonista (que coisa, não?).

Muitos disseram não ter gostado do filme, mas eu, com minha humilde opinião, contemplei uma obra de arte de efeitos visuais, fotografia e cenas de ação primorosas.

Porém, como um bom biólogo, não poderia deixar de relacionar a ideia do filme com a ideia de Francis Galton, datada do século XIX: a EUGENIA. E a técnica de biotecnologia, famosa pela criação da Ovelha Dolly por cientistas escoceses: Clonagem.

Para quem não conhece, a Eugenia de Galton se preocupa com o estudo do aprimoramento genético visando características físicas (cor dos olhos, por exemplo) e não físicas (inteligência, principalmente), ideia largamente explorada no longa.

Como seria se pudéssemos clonar as pessoas que têm diversos dons advindos da sua própria natureza, dos seus próprios genes, da sua própria seleção natural? E mais, e se pudéssemos melhorá-los tirando “fraquezas” naturais dos seres humanos? Fazer a seleção artificial na nossa própria espécie.

E quanto a curar doenças, exterminar genes que causam síndromes e criar órgãos no laboratório para zerar as filas de implantes?

Isso já está acontecendo, aos poucos, com o avanço das pesquisas da biologia molecular, bioquímica e genética. Porém a pergunta é: o homem pode mexer no DNA das próximas gerações e até de outras espécies sem causar um desequilíbrio social e ecológico? E se isso caísse nas graças dos militares ao redor do mundo? Super Soldados, sem sentimentos, que não cansam, máquinas de guerra, feitas para matar?

Essa é a proposta do filme… Nos fazer pensar sobre todas essas questões através do sentimento que Will passa com seu personagem interagindo com seu clone mas, sem perder a ação desenfreada e a veia cômica de seus filmes.

Fui ao cinema sem expectativas, mas saí feliz com o que vi e ainda com uma reflexão que está perdurando em minha mente até agora.

Vou parar por aqui porque senão os spoilers aparecerão. rsrs.

Assistam com essa ótica e comentem o que acharam do filme!

Até mais Taverneiros!

TAGS
RELATED POSTS
Destaque do mês

4 de outubro de 2021

Destaque do mês

29 de agosto de 2021

FROZEN II: O SUCESSOR DE PESO DE LET IT GO

8 de janeiro de 2020

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes