pub-1582217690077140
Cinema Curiosidades Filmes

Coringa! Sua história pelo Taverna.

on
28 de outubro de 2019

Salve Taverneiros tudo muito tranquilex?

Plíninho aqui para falar do inimigo Nº1 do Homem morcego que através dos anos foi passando de vilão odiado a vilão querido por muitos, o cara de palhaço tem alcançado a admiração do público cada vez mais pela sua essência de atuação e performance nos cinemas e jogos.

Então  bora pra leituraaaaaaaaaaaaa.

Nascido em 1940  Coringa é o principal arqui-inimigo do Batman, inspirado em Gwynplaine, personagem interpretado por Conrad Veidt, no filme O Homem Que Ri (1928) é um personagem completamente insano e um dos vilões mais populares da atualidade, surgiu na primeira edição da HQ do Batman como um lunático criminoso vestido de Palhaço que matava com um soro que deixava suas vítimas com um macabro sorriso, apesar de ser um dos favoritos dos fãs de quadrinhos, a origem do Coringa está rodeada de muitos mistérios e detalhes que o fã comum do personagem desconhece. Ao longo de seus quase 80 anos de história nos quadrinhos, o Coringa tem sido uma das figuras mais fascinantes e icônicas da DC. Muito disso está ligado à origem do vilão que sempre foi reinventada ou reinterpretada por roteiristas e cineastas. Pois é, a princípio nem todo mundo foi com a cara deste personagem, na realidade a primeira vez que o seu autor, Jerry Robinson, apresentou as artes conceituais do Coringa elas acabaram sendo rejeitadas. Na época, os executivos da DC Comics achavam que não fazia sentido ter um vilão com cara de palhaço, porém mais tarde,  a ideia de Jerry Robinson foi aprovada e assim nasceu um dos personagens mais icônicos de todos os tempos!

 

O HOMEM DO CAPUZ VERMELHO

Mais de uma década após surgir nas HQs, o Coringa ganhou sua primeira origem na história O Homem do Capuz Vermelho, de 1951. Na trama, o Batman é convidado para dar aulas de criminologia em uma faculdade e passa para seus alunos um caso que ele mesmo não conseguiu resolver. Durante meses, o herói perseguiu um assaltante vestindo um capuz vermelho, que durante um roubo a uma fábrica de baralhos, acaba caindo em um tonel de produtos químicos e some sem deixar rastros. O misterioso paradeiro do bandido passa a ser investigado pelos estudantes que conseguem capturar-lo e revelam que se trata de ninguém menos do que o Coringa.

O Palhaço explica ao Batman e a seus alunos que era um capanga da máfia que realizava roubos com o capuz até seu fatídico encontro com o Cavaleiro das Trevas, pois o contato com os produtos químicos afetou sua pele e seus cabelos, tornando-o um palhaço de forma permanente. Aceita como a origem oficial do vilão, essa trama foi incorporada décadas depois por Alan Moore na icônica HQ A Piada Mortal.

 

 

CICATRIZ NO ROSTO

Batman – O Cavaleiro das Trevas, o segundo filme da trilogia de Christopher Nolan, apresentou uma das mais celebradas versões do Coringa, interpretado por Heath Ledger, que incorpora a dinâmica de não definir uma origem correta para o vilão. No filme, o Palhaço do Crime conta diversas histórias a respeito de como conseguiu as cicatrizes em seu rosto que criam um falso sorriso.

Na primeira, ele afirma que seu pai abusivo chegou a em casa bêbado, assassinou sua mãe com uma faca e “abriu um sorriso” com a lâmina enquanto perguntava “por quê está tão sério?”. Já na segunda vez, ele conta que se auto-mutilou para inspirar sua esposa, que teve seu rosto retalhado por agiotas.

SUA LOUCURA É SEU PRINCIPAL PODER.

Para além de ser extremamente resistente à dor e imune ao gás do riso, mais conhecido como “Veneno do Coringa”, ele não tem qualquer tipo de superpoder. Contudo, o que o torna perigoso é a sua insanidade e a sua imprevisibilidade. O seu desequilíbrio mental faz com que não tenha medo de nada (tudo aos seus olhos é uma piada), tornando-o capaz de fazer tudo.

 

A relação tóxica de Coringa e Arlequina

A relação entre Coringa e sua amada Arlequina chega a ser algo fora do normal chegando a maltratá-la física e psicologicamente e até tentando matá-la. Mas Arlequina não é consciente desta manipulação, é submissa e devota, se conforma com uma mínima demonstração de carinho. Em alguns episódios vemos uma certa rebelião por sua parte, uma certa aproximação com a realidade.

Ainda que no fundo nos demos conta de que a maioria de seus atos são motivados para tentar impressionar o Coringa, para Arlequina a opinião dele será fundamental, determinará seus atos e suas decisões. Como vemos, a relação entre os dois é um claro exemplo de toxicidade.

 

HISTÓRIA NOS CINEMAS.

Em 1966, vimos o Coringa ganhar vida pela primeira vez em um live action, Cesar Romero interpretou uma versão mais cômica e atrapalhada do personagem.

Jack Nicholson foi o próximo na linha de sucessão ao papel em 1989.

O próximo Coringa e talvez o mais famoso foi estrelado pelo incrível Heath Ledger em 2008, em Batman: O Cavaleiro das Trevas.

Jared Leto veio depois em Esquadrão Suicida em 2016, que foi alvo de duras críticas. O filme não foi bem aceito e virou até motivo de piada.

Em 2019 Joaquin Phoenix veio com a promessa de reviver o Coringa icônico que amamos e quem sabe até superar a marca de Heath Ledger.

É isso aí Taverneiro espero que tenham gostado da leitura sobre o cara de palhaço, tem dúvidas, reclamações ou criticas deixe aí seu comentário.

Um grande abraço do Plíninho.

#Coringa          #Arlequina          #Cinema          #Palhaço          #Cicatriz          #DCComics          #TavernadeRívia

Fontes de pesquisa: Aficionados, Omelete, SensorialBr e Observatório de cinema.

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes