pub-1582217690077140
Cultura Nerd Curiosidades Jogos antigos Jogos Retrô

Lembra do Bomberman? Ele tá aqui no Taverna pra sua nostalgia.

on
11 de novembro de 2019

Salve Taverneiros tudo “tranquilex”?

Plíninho aqui de novo pra dessa vez falar um pouco desse clássico que 99% de vocês com certeza jogaram não é? Aquele jogo que te deu a sua 1° sensação de sair soltando bombas “por aí” e explodindo o que passava pela sua frente, hoje trago um pouco da história do Bomberman pra vocês aqui pelo nosso querido Taverna de Rívia, então sem mais delongas bora ler que tenho certeza que vc vai gostar.

Bomberman é um dos jogos mais conhecidos da história. O game foi criado por Shinichi Nakamoto, da Hudson Soft, e a primeira versão foi lançada em 1984 para o Famicom, antigo videogame de 8 bits da Nintendo. Nele, o jogador controla um robô que utiliza bombas para destruir barreiras ou explodir inimigos em inúmeros labirintos. Segundo Toshiyuki Takahashi, funcionário da Hudson, Bomberman foi inspirado no game Bakudan Otoko (“Homem-Bomba”, em tradução livre), jogo também da Hudson e que foi lançado em 1983 para Sharp X-1. Nele o herói vestia um chapéu similar ao de Indiana Jones, que teve seu primeiro filme lançado dois anos antes, em 1981, e usava bombas cronometradas para explodir fantasmas com formato de balão. Bakudan Otoko também foi lançado na Europa, mas foi chamado de “Eric and the Floaters” (na versão em inglês) e de “Don Pepe y Los Globos” na versão espanhola.

O objetivo principal, em todos os jogos da série, é completar as fases depositando bombas em ordens e lugares estratégicos para destruir obstáculos e inimigos. Ao explodir, uma bomba pode:

  • Detonar outras bombas;
  • Destruir ou ferir inimigos ou obstáculos;
  • Destruir o próprio jogador que a depositou ou seus aliados;
  • Destruir cartas de poder;
  • Em alguns jogos, danificar a “saída” gerando mais inimigos; e
  • Ativar/Desativar um recurso do próprio mapa. (um botão, por exemplo).

A maioria dos jogos da série Bomberman também apresenta o modo Multiplayer, onde é possível ter outros bombermans (humanos ou não) como oponentes; o vencedor será quem por último permanecer no mapa. Em outros casos (versões mais recentes), os jogadores humanos podem cooperar entre si, tendo como objetivo principal derrotar os inimigos não humanos. Neste modo, as cartas de poder são bem mais numerosas e importantes, já que as que você não pega sobram para os inimigos.

Apesar da maior parte dos jogos dessa série utilizar algum tipo de tabuleiro (estabelecido pelo jogo original), existem versões que são jogos de aventura (como Zelda), plataforma (como Mario) e quebra-cabeças (como Tetris). Bomberman é considerado um clássico para muitos jogadores de videogame.

Um grande ponto a favor do jogo é a jogabilidade simples, que conta em apenas usar as direcionais e uma tecla detonadora (normalmente enter ou control) para interagir com o personagem. Além disso, não é necessário grande prática para se sobressair no jogo, pois ele tem uma fórmula simples (e divertida) de se jogar, bastando se movimentar pelo cenário, destruir obstáculos e inimigos antes de atingir o tempo limite (geralmente dois minutos).

As bombas, as armas usadas no jogo, tem um efeito de ataque quando detonada que varre o cenário em forma de um “+“, que pode ter seu tamanho aumentado coletando certas cartas especiais (segue-se abaixo). Em algumas versões, há também as chamadas armas especiais (como mísseis, que só detonam ao encostar em um objeto fixo).

Versão feita em 3 dias

A versão lançada para Famicom foi uma das mais bem-sucedidas da franquia Bomberman. O que poucos sabem é que o port foi feito por apenas uma pessoa e em 72 horas. O realizador da proeza? Shinichi Nakamoto.  Essa versão foi lançada em 1984 e venderia 1 milhão de unidades. Segundo relatos, o chiclete mascado por Nakamoto teria acabado, obrigando-o a mastigar diversos lápis.  Ao lado vemos a capa do jogo lançado em 1985 para Nes dando inicio a essa franquia de muito sucesso até pouco tempo atrás por sua simplicidade na forma de jogar, seus desafios imposto pelo game que te prendiam e te fazendo ser um estrategista.

Bomberman Branco e Preto

O Bomberman Branco é chamado de Shirobon no Japão (mesmo nome do personagem do animê).  Também é chamado de ”Cheerful White” (em Bomberman Land Touch!) e “Bomber John” (em Bomberman Touch). O Bomberman Preto era o inimigo do Branco nos primeiros games. Segundo a história do game, essa atitude “maligna” foi ocasionada por um erro de programação do robô. A partir de Super Bomberman os dois personagens  se tornaram aliados e passaram a lutar juntos contra os inimigos pra alegria de seus jogadores tornando o jogo mais emocionante.

Anime

Bomberman já teve algumas aparições em desenhos japoneses. Uma dela foi no episódio 69 de Bleach, em que uma versão de pelúcia do personagem aparece em uma máquina. Também deu as caras em um episódio de Death Battle, em que aparecia disputando uma batalha contra Dig Dug. Em 2002 foi lançada a série Bomberman Jetters, que tinha 52 episódios e deu origem à dois mangás e três jogos. No desenho os Jetters são policias intergaláticos que devem proteger alguns itens de ladrões.

Herói de Lode Runner

Lode Runner foi um jogo criado pela finada Broderbund e posteriormente portado para NES pela Hudson. O que poucos sabem é que essa versão tem mais a ver com o robô que lança bombas do que imaginamos.

No fim de Bomberman no NES/Famicom, o herói consegue realizar seu sonho e virar humano, passando a ser chamado de “Runner”.

Esnobando a América

O primeiro game Bomberman foi lançado nas Américas apenas em 1989, muitos anos após a estreia do jogo no Japão e até mesmo do lançamento europeu. Além desse atraso, diversos games da série sequer chegaram ao “Novo Mundo”, como Bomberman Land 1, 2 e 3, Super Bomberman 4 e 5 e Bomberman ‘94.

 

Eai, tem dúvidas, sugestões ou criticas? deixe aí pra gente que será de grande valia pra nós e por hoje é só Taverneiros espero que tenham gostado da leitura até a próxima e um abraço do Plíninho.

 

Fontes de pesquisa: Tech Tudo e Wikipedia.

 

 

 

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes