pub-1582217690077140
Cinema Cultura Nerd Curiosidades Jogos

Como surgiu o Homem Aranha? O Taverna traz pra você.

on
23 de dezembro de 2019

Salve Taverneiros fim de ano chegando muitos já de férias mas o Taverna não para (o chefe não dá descanso kkk) e com isso hj vamos falar do Homem Aranha, como foi criado esse ícone que hj está nos games, televisão, cinemas, revistas etc. O Homem-Aranha (Spider-Man), personagem da Marvel Comics, apareceu pela primeira vez em agosto de 1962, na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy.O super-herói aracnídeo foi criado por três monstros sagrados dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko e vamos mais pra baixo.

Em agosto de 1962, na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy surgiu um novo super-herói que acabaria fazendo história: O Homem-Aranha! Mas de onde surgiu esta personagem? Como foi o seu processo de criação? Muitos detalhes estão obscuros até hoje, mas sabemos que foi essencialmente produto da criatividade de três pessoas; três monstros sagrados dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.
Stan Lee, ou melhor, Stanley Martin Lieber, era, naquela altura, o editor-chefe e principal escritor da Marvel Comics. Sobrecarregado de trabalho, bolou um método de escrever quadrinhos rápido e interessante: ele escrevia o roteiro básico da história, normalmente apenas uma ou duas páginas datilografadas. Baseado nestas poucas linhas, o ilustrador desenhava toda a revista. Por fim, o lápis chegava às mãos de Lee, que, então, adicionava os diálogos. Este método, que colocava a toda estruturação das histórias nas mãos dos desenhistas, rendeu mais tarde inúmeros questionamentos sobre qual teria sido a real participação de do então editor-chefe na criação das personagens da Marvel Comics.
Jack Kirby – como ficou conhecido Jacob Kurtzberg – era o principal ilustrador de super-heróis da Marvel e foi, a princípio, o encarregado de desenhar o Homem-Aranha. Porém, embora tenha participado do desenvolvimento inicial do Escalador de Paredes, ele nunca chegou a ser desenhista regular do herói.
Steve Ditko era o principal desenhista de tramas de mistério e suspense da Marvel. Pouco afeito a super-heróis, acabou sendo o primeiro e mais importante desenhista do Homem-Aranha. Além de ser um bom ilustrador, ele era um escritor de talento e – ao contrário de Kirby – chegou a ser creditado como co-roteirista em diversas das histórias que fez em parceria com Stan Lee.

Mas qual foi a participação de cada um na criação da personagem? Bem, todos eles já deram suas versões para os acontecimentos e, a partir delas, tentaremos montar o quebra-cabeça que é a verdadeira história do nascimento do Homem-Aranha.
Segundo Stan Lee, o Homem-Aranha foi baseado – ao menos em nome – na personagem The Spider (O Aranha), protagonista de vários contos baratos das revistas pulps que Lee havia lido ao longo de sua infância. À exceção do nome, porém, o violento justiceiro Spider não partilha qualquer outra semelhança com seu quase xará. O tema Homem-Animal para denominar um super-herói também não era nenhuma novidade, tendo sido usado em personagens como o clássico Batman e até em outra co-criação de Stan Lee da época, o Homem-Formiga.
Pouco depois de ter idealizado o personagem, Lee teve uma longa discussão com o dono da Marvel à época, Martin Goodman, que não aceitava um herói baseado em uma aranha porque as pessoas detestam aranhas! Lee, com sua conhecida lábia, convenceu-o a publicar uma história-piloto na revista Amazing Adult Fantasy – nome de

Amazing Fantasy até o número 14 -, que estava prestes a ser cancelada. Amazing Adult Fantasy era uma das revistas de mistério/suspense da Marvel, desenhada por Ditko. No entanto, Kirby, por sua experiência com super-heróis, foi o escolhido para dar forma ao futuro astro. Segundo Lee, sua idéia era a de que a personagem fosse um adolescente comum e não o tradicional herói imponente e musculoso. Entretanto, ao ver as primeiras páginas de Kirby, Lee deparou-se com um novo Capitão América. Não era bem o que ele esperava! Foi então que decidiu chamar Steve Ditko, mais acostumado a retratar o mundo real do que o épico Kirby. Este, porém, ainda desenhou a capa da revista de estréia do personagem.

Lee não recorda se o distintivo uniforme do personagem fora criado por Kirby ou Ditko, nem maiores detalhes sobre seu surgimento. Não custalembrar que a memória de Lee é proverbialmente fraca, uma vez ele chamou Bruce Banner (o Hulk) de Bob Banner em uma edição inteira do Quarteto Fantástico! Kirby, porém, questionava diversos detalhes da história de Lee. Segundo ele, o herói era, na verdade, uma reciclagem de Silver Spider (Aranha Prateada), personagem que criara com seu antigo parceiro Joe Simon em 1953, mas fora rejeitado pela editora Harvey Comics (na época, o conceito de super-heróis estava em baixa). A idéia, seis anos depois, acabou sendo reciclada para a editora Archie Comics como The Fly (no Brasil, Mosca Humana).

Do Atari ao Ps4

Imagem do 1º jogo do Spider man lançado pro Atari 2600 em 1982 sendo o 1º jogo de super herói lançado.

Imagem do último jogo do Spider man lançado pro PS4 em 2019.

Cinema

Nos cinemas Peter Parker o representou muito bem em todos filmes lançados.

 

É isso Taverneiros por hoje é só e de ante mão lhes desejo um FELIZ NATAL e um grande abraço do Plíninho.

 

Fontes de pesquisa: Blog mania de gibi e aficionados.

 

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes