pub-1582217690077140
Cultura Nerd Curiosidades Jogos antigos Jogos Retrô

Top 06 do Atari pra você lembrar da sua infância.

on
30 de dezembro de 2019

Salve Taverneiros tudo tranquilo com vocês?

Ano acabando e hoje trago o meu último post do ano com MUITA nostalgia e boas recordações desses clássicos que com certeza vocês jogaram no nosso querido Atari não é?

O Atari 2600, também conhecido apenas como “Atari”, esteve entre os consoles mais populares do Brasil, ainda na década de 80. Alguns dos jogos para a plataforma são conhecidos até hoje, como Hero, Pac-Man, River Raid e Enduro lembrados pelos fãs com carinho e nostalgia, mesmo com os gráficos simples da época. Vamos relembrar 06 melhores títulos lançados no Atari.

1 River Raid

O famoso “jogo do aviãozinho” é, antes de tudo, um prodígio de programação. Em uma época em que os recursos de hardware eram limitados, Carol Shaw (sim, uma mulher) programou esse fantástico jogo com 256 telas ou fases em apenas 4Kb de ROM.

Isso foi possível devido a uma complexa equação. As fases não são desenhadas como nos games atuais, mas sim geradas a partir de um algoritmo incremental que define diversos elementos e seus posicionamentos na tela.

Por incrível que pareça, nunca foi meu jogo preferido. Entretanto, não há dúvida de que é um dos jogos mais famosos do Atari até hoje, amplamente pirateado na época e o 8º mais vendido da marca. Outro grande destaque, em minha opinião, é a soberba combinação de cores, que contribui para a imagem clássica que qualquer apreciador sempre lembrará – além de ser uma excelente opção para regular as cores de nossos Ataris antigos.

Curiosamente, Carol Shaw nunca mais fez um game de destaque como esse. Aliás, suas posteriores contribuições foram escassas e muito diversas de sua obra-prima, com destaque para Happy Trails (Intellivision) e Super Breakout (Atari), este último, um dos meus preferidos.

 

2 Enduro

Enduro era o jogo de corrida definitivo do Atari. Na verdade, um dos poucos. O game era simples, de corrida com veículos iguais – apenas com cores diferentes –, e com controles ainda mais fáceis, em que o jogador apenas se movia para os lados na pista, batidas em Enduro eram mortais, pois reduziam a velocidade do carro e faziam perder posições na corrida. A grande corrida é longa e apenas varia o cenário, mas tem fim, ao contrário do que dizem

É quase impossível acreditar que Enduro não tenha entrado na lista dos jogos mais vendidos, aparentemente o sucesso desse jogo no Brasil era bem maior que em outros países, pois, na indústria nacional a pirataria do cartucho disputava a colocação com River Raid e Pitfall! Seja pela devoção do brasileiro ao automobilismo ou outro motivo qualquer, fato é que esse jogo podia ser visto na tela de todo garoto feliz proprietário de um Atari.

Até hoje, alguns de meus amigos nerds passam horas jogando Enduro e batendo seus recordes. Interessante e gostoso de jogar.

 

3 Pac Man

Talvez um dos games mais conhecidos de todos os tempos, Pac-Man chegou a ser chamado de “Come-Come” em alguns cartuchos nacionais lançados no Brasil. A premissa é a que conhecemos até hoje: controlar o famoso mascote dentro do enorme labirinto e fugir dos fantasmas.

O jogo muda quando Pac-Man consome a pílula de poder, que permite consumir os fantasmas por curto tempo. As fases eram praticamente infinitas, assim como a diversão.

 

4 Keystone Kapers

Oficial Kelly persegue Harry Hooligan em uma loja de departamentos. Em uma clara sátira/homenagem aos policiais britânicos, seu objetivo é chegar ao bandido no menor tempo possível, desviando de uma série de obstáculos, podendo escolher entre elevadores e escadas rolantes para chegar ao andar seguinte.

Esse jogo é bastante desafiador e suas fases mais avançadas são extremamente difíceis. Aviões, ioiôs e carrinhos de supermercado se movem em velocidade cada vez maior, exigindo coordenação perfeita para completar a fase.

Sem dúvida, Keystone é um dos games mais interessantes da geração Activision. Seu design, até hoje, é bastante original e único. Ao fundo dos prédios pode-se observar uma característica fundamental da geração 2600: um famoso “Atari Sky“, nome utilizado para denominar os céus em degradê tão comuns nos jogos do rei dos consoles. Famoso “Polícia e ladrão”, o cenário era enorme, mas o mapa mostrava a posição do bandido. Era preciso correr com o policial para pegar as bolsas de dinheiro antes do prisioneiro fugitivo e somar a pontuação do dinheiro coletado.

 

5 Pitfall

E assim nasceu o side scroller ou jogo de plataforma.

As aventuras de Pitfall Harry sempre me fascinaram, desde criança. Imaginem que, na época do Atari, esse tipo de jogo simplesmente não existia. Super Mario foi surgir anos depois.

Dessa forma, mais que pular na cabeça de crocodilos, a criançada era levada a imaginar o que se esconderia atrás da próxima tela. Dúvida tais como “Será que o jogo tem fim?” eram verdadeiros enigmas em uma época em que a Internet não existia. Simplesmente não havia Google para pesquisar.

Implementação genial a partir de uma ideia bem concebida: Pitfall!, na época, foi o segundo jogo mais vendido. Até hoje é desenvolvido em novas versões, demonstrando que o tema não cansa, Os obstáculos eram muito variados: crocodilos, escorpiões, buracos, rios, troncos de árvore que rolavam. Pitfall até hoje é lembrado por ser difícil e longo, mas divertido.

 

6 Hero

H.E.R.O. ou simplesmente Hero – sem dúvida alguma, um dos melhores e mais criativos games de todos os tempos até hoje, o que dirá na época em que foi feito, um dos poucos jogos com “level design” da época Atari, esse game vai muito além dos seus precursores ao proporcionar desafios cada vez mais elaborados – e isso com apenas 8Kb de ROM. Hero divertiu pela jogabilidade bem diferenciada dos demais, e também pela temática, no controle do herói equipado com a mochila voadora, era preciso salvar pessoas perdidas em cavernas, vencer morcegos e explodir obstáculos, o game era fantástico em muitos aspectos, principalmente em termos gráficos e na variedade de cenários, que sempre apresentavam bons desafios e variavam a cada fase. Curiosamente, esse jogo não entra nos mais vendidos, até porque foi lançado em 1984, época do crash da indústria de videogames. A obra de arte da Activision simplesmente não teve tempo de atingir sua audiência e por isso, até hoje, esse cartucho tem uma raridade intermediária. Não é fácil de achar e todos os colecionadores querem ter.

 

É isso aí Taverneiro desejo a vocês um excelente 2020 cheio de realizações e um grande abraço do Plíninho.

 

Fontes de pesquisa: Tech Tudo e Site Antonio Borba.

 

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes