Todos os Possiveis Finais no Jogo The Witcher 3
São 36 finais! Quais são eles? Como chegar a cada um deles? Este guia foi criado exatamente para instruir a como chegar a cada final especifico, seja de personagens excepcionalmente importantes para a história do game, até mesmo os coadjuvantes.
IMPORTANTE!
Nem preciso dizer que contém spoilers da história. Recomendo ler apenas se já zerou o jogo e quer saber quais os outros finais possíveis ou se está curioso de como fazer para chegar a tal final. Do contrário, não leia, saber isso provavelmente irá estragar a emoção do final. Dito isso, vamos lá!
Vamos dividir com base no que pode acontecer com determinado personagem/fato para ficar mais simples:
*3 possíveis finais para Ciri
*3 possíveis finais para o comando dos Reinos do Norte
*3 possíveis finais para Geralt
*3 possíveis finais para o comando de Skellige
*2 opções para o imperador Emhyr e Nilfgaard
*E mais alguns extras.
Fora isso há ainda detalhes que podem influenciar diretamente a animação de encerramento, como por exemplo com base na escolha que fez para Keira Metz, para o espírito na árvore na Colina Sussurante, para Sarah (púero), para o Fdp Júnior, etc, que não vale a pena ficar enumerando todos, mas citarei brevemente.
Finais de Ciri – Ciri Morre
Esse é o nome da última missão para todos os jogadores. A diferença aqui está no destino da Ciri, e é dependente de sete fatores:
*Como você confortou ela durante a Sangue no Campo de Batalha.
*Se você visitou ou não o Imperador na quest Sangue no Campo de Batalha.
*Se você aceitou ou não o dinheiro de Emhyr, quando foi leva-la até ele na quest Sangue no Campo de Batalha.
*Se você acompanhou Ciri ou não para falar com as feiticeiras da Estada na quest Preparativos Finais.
*Como você reage quanto Ciri perde a cabeça durante a quest A Criança do Sangue Ancestral.
*Se você levou Ciri até o túmulo de Skjall’s como resultado da quest Criança do Sangue Ancestral.
*O quanto você completou a corrente de quests: Olho por Olho, Um Plano Letal, A Mais Procurada. da Redânia e Motivo de Estado
Então vamos aos principais:
Ciri Morre
Ciri morre se ela sentir alguma dúvida na hora de enfrentar a White Frost (Geada Branca), basicamente se ela for insegura na hora de entrar pelo portal.
Na missão do epílogo, após Ciri ter ido embora para sempre (ela não reaparece após o portal), Geralt vai atrás da Moira que sobrou (lembra da dos corvos? a Tecelã que ficou com o medalhão dela?). Assim que vocês vencem a batalha, ele senta sozinho e começa a relembrar alguns momentos, triste, e os créditos começam. Um final medonho, caso vocês queiram saber minha modesta opinião.
Para engatilhar esse final, vocês precisam de no mínimo 3 negativas de 5 possíveis:
*Digam “Relaxa, você não precisa ser boa em tudo” quando estiver confortando ela em Sangue no Campo de Batalha.
*Se vocês não forem visitar Emhyr com ela, essa opção não abre: Escolha visitar Emhyr durante a quest Sangue no Campo de Batalha, e escolham “Definitivamente preciso mais do que você” para aceitar o pagamento por ter levado Ciri a ele.
*Acompanhem Ciri durante a conversa que a Estada das Feiticeiras quer ter com ela, na quest Preparativos Finais.
*Digam “Acalme-se” quando Ciri perder a cabeça na quest A Criança do Sangue Ancestral.
*Digam “Não há tempo para isso” quando Ciri pedir para visitar o túmulo do Skjall no final da quest A Criança do Sangue Ancestral.
Finais de Ciri – Se torna uma Witcher
Para engatilhar esse final é importante não levar Ciri ao Imperador durante a Quest Sangue no Campo de Batalha. Ciri irá sugerir visitar a Montanha Careca, parta direto para “Velen, então”, ignore a opção “Temos que visitar o Imperador primeiro”.
Você precisa de pelo menos duas das quatro decisões decisivas:
*Diga “Eu sei o que pode te animar” enquanto conforta Ciri durante a quest Sangue no Campo de Batalha.
*Encoraje Ciri a falar com a Estada das Feiticeiras sozinha durante a quest Preparativos Finais.
*Quando Ciri perder a cabeça na quest A Criança do Sangue Ancestral, diga “Vá em frente” e encoraje ela a quebrar tudo junto com você.
*Diga “Sim, eu vou com você” quando Ciri pedir para visitar o túmulo de Skjall na quest A Criança do Sangue Ancestral.
Video do Final de Ciri se tornando uma Witcher:
Finais de Ciri – Ciri vive e se torna imperatriz
Ciri sobrevive ao encontro com a Geada Branca se ela se sentir confiante consigo mesmo e gosta da ideia de se tornar Imperatriz (proposta feita por Emhyr, seu pai biologico). No epílogo, Ciri e Geralt aproveitam um último dia juntos, com Geralt percebendo que Ciri está triste e ao mesmo tempo irritada. Ao final do dia ela diz adeus (você tem a opção de dizer para sempre ou até logo), se tornando uma opção bem triste, porém sábia tornar a garota sensata com as qualidades de Emhyr e Geralt em uma governanta.
Para engatilhar esse final você precisa levar Ciri para o Imperador. Quando surgir a opção da Montanha Careca durante a Quest Sangue no Campo de Batalha, diga “Precisamos visitar o Imperador primeiro” e não “Velen, então”.
Você irá precisar garantir que Nilfgaard vença a guerra. São outras quests
*Complete Olho por Olho
*Complete Um Plano Letal
*Complete A Mais Procurada da Redânia
*Durante a quest Cegamente Óbvio, seja bonzinho com Dijikstra e dê a ele informações sobre Ciri. Isso desbloqueia a quest Motivo de Estado.
*Complete Motivo de Estado e fique do lado de Vernon Roche e Ves contra Dijkstra (é preciso matá-lo).
Além disso tudo, você precisam ainda de 3 decisões positivas entre 5:
*Diga “Eu sei o que pode te animar” enquanto conforta Ciri durante a quest Sangue no Campo de Batalha.
*Vocês precisam ter optado por visitar o Imperador primeiro, com ela, durante a quest Sangue no Campo de Batalha: Recusem o pagamento de Emhyr, e digam “Eu não fiz isso pelo dinheiro”.
*Encoraje Ciri a falar com a Estada das Feiticeiras sozinha durante a quest Preparativos Finais.
*Quando Ciri perder a cabeça na quest A Criança do Sangue Ancestral, diga “Vá em frente” e encoraje ela a quebrar tudo junto com você.
*Diga “Sim, eu vou com você” quando Ciri pedir para visitar o túmulo de Skjall na quest A Criança do Sangue Ancestral.
Video Com o Final de Ciri Imperatriz:
Finais Amorosos para Geralt
Vídeo onde Geralt termina seus dias sozinho:
Destinos que influenciam o final
O Comandante do Norte
O destino de Emhyr
O comandante de Skellige
Destino do Barão sanguinário
Destino de Sarah: A púero
Destino de Keira Metz
Destino de Júnior
Destino dos Magos em Novigrad
Outros Finais
As animações variam de fato com o desfecho de Ciri e Geralt na história. No total os 36 finais prometidos pela CD Projekt RED são possíveis apenas quando há uma combinação de mudança de diálogos e uma cut-scene final, nada realmente grandioso e diferente de um para o outro fora os principais.
Porém vale a pena jogar mais de uma vez pelo desfecho que varia em grandes probabilidades: A Ciri morrer ou viver, Radovid comandar ou morrer, Geralt ficar ou não sozinho, entre outros.
DLC – Hearts of Stone
Caso escolha em deixar O’dimm tomar a alma de Olgierd, ele morrerá e você poderá escolher uma recompensa do Mestre dos Espelhos, que são:
- Ser veloz como o vento.
- Nunca sentir fome denovo.
- Uma garrafa de vodka sempre cheia.
- Riqueza
- Nada.
Esse é o primeiro final da DLC
Ao decidir ajudar Olgierd, Geralt desafia O’dimm para um jogo, o qual que se ele perder, sua alma será tomada junto á de Olgierd.
Além disso, após salvar Olgierd, Geralt pode ganhar também a espada dele, “Iris”, uma espada de Aço muito poderosa.
DLC – Blood and Wine
Estamos em uma enrascada. Detlaff foi manipulado por Syanna para terminar a matança e precisamos acabar com a fera. Nos é dado duas opções de caminho. Ir até Syanna ou ir até Orianna atrás do Ancião Sonegado. A decisão de qual caminho você vai seguir se da durante a missão “A Noite Das Longas Presas“. As mudanças são grandes do que se segue a seguir, mas os desfecho dos personagens não varia muito no final.
Dependendo dua escolha na missão “A Noite Das Longas Presas” você inicia a missão “Era Uma Vez” (Syanna) ou “Simplesmente Sangue” (Orianna). Ambas levam a desfechos semelhantes no final. Confira todas as decisões e destinos dos personagens mais impactantes.
Lembra daquele trailer com uma mulher vestida de azul que tantos perguntam cadê ela no jogo? Orianna… |
Orianna no orfanato |
Três finais?
Podemos dizer que sim e não. A variação de possíveis finais para a expansão Blood and Wine passam de 10 opções, mas apenas três são realmente impactantes. Envolve a dupla Anarietta e Syanna. São as combinações:
– Ambas vivem
– Anna Henrietta vive e Syanna morre
– Ambas morrem
Abaixo descreveremos os detalhes para chegar a cada um deles.
O mundo das fábulas durante a missão Era Uma Vez (cuidado para não pisar na pequena polegar) |
Cuidado com as perguntas ou o Ancião Sonegado lhe mata com um simples hitkill caso opte por seguir Orianna. |
Armadura de Hen Gaidth na verdade um EasterEgg da armadura de Vlad em Drácula de Bram Stoker |
Detlaff, a fera
– Morto por Geralt.
A Menina da Pederneira, no conto das fábulas, durante a quest Era Uma Vez (Syanna), usa um laço vermelho que pertenceu a Syanna durante a sua infância. Você tem a possibilidade de comprar o laço por 500 moedas ou ganha-la no Gwent. Caso consiga o laço, quanto Detlaff atacar Syanna, o laço automaticamente irá transportá-la para o mundo das fábulas por uma proteção mágica. Detlaff enfurecido diz a Geralt que foi enganado e ocorre uma luta na qual o personagem morre (e mesmo no easy, a luta não é fácil!). Esse desfecho não aparece caso tenha seguido os passos de Orianna (missão “Simplesmente Sangue”) pois Syanna ficou presa na torre do castelo.
Minutos antes de Detlaff chegar para a batalha final |
– Vivo ou morto: a escolha é sua.
Na mesma quest Era Uma Vez, ignore o laço vermelho na Menina da Pederneira. Assim que Detlaff encontrar Syanna, nas ruínas de Tushan Mutna, ao contrário da opção acima onde o laço impede que Syanna seja morta, aqui o vampiro finaliza seu desejo e mata a jovem. Abrirá um diálogo no qual fica a seu critério enfrentar ou perdoar as ações de Detlaff (hmm acho que isso me lembra um certo Letho… você deixou ele vivo ou perdoou todas as ações em The Witcher 2: Assassin’s of Kings?).
Caso tenha optado por seguir Orianna (missão “Simplesmente Sangue“), Detlaff fica enfurecido por não ter conseguido falar com Syanna e não aparece a opção de diálogo restando apenas a luta e sua consequente morte.
Você tem a opção de deixar Detlaff ir embora ou puni-lo por sua vingança |
Caso opte por manter Detlaff vivo, ele deixa de se aproximar dos humanos e vai viver em um local habitado apenas pelos seres vampirescos sem fazer mal a uma mosca. E Geralt é preso por não matar a fera.
Syanna morta |
Anna Henrietta, Anarietta para os íntimos
– Viva e feliz da vida.
Caso tenha salvo Syanna das mãos de Detlaff (dando a ela o laço vermelho conforme citamos acima ou interferindo na tentativa de assassinato do vampiro ou simplesmente deixando ela presa na torre e fazendo a missão “Simplesmente Sangue”), é liberado uma missão opcional para investigar quem seria a quinta vítima da irmã de Anna Henrietta. Para surpresa de ninguém, a vítima é nada menos que a própria Anna. Acuse a ação para Daimen que irá reforçar a segurança em Anna Henrietta durante a cerimônia de homenagem ao bruxo, e após também dedure a ação de Syannna para a própria Anna Henrietta. As opções de diálogo com essa ação irão mudar. Em uma das cenas mais bonitas do jogo, ambas se abraçam em um gesto de perdão após uma entender os motivos da outra.
A cena do abraço pode ter dois desfechos: um perdão entre as irmãs ou traição com assassinato de Anrietta |
– Viva, porém infeliz.
Syanna morre por estar sem o laço conseguido na missão Era Uma Vez ou por Geralt concordar com que Detlaff merecia sua vingança. Independente de Geralt matar ou não Detlaff, ele passará uma temporada na cadeia. O mais interessante é que caso Geralt permita que Detlaff vá embora sem lutar, quem aparece para tirá-lo da enrascada da forca é Dandelion. Do contrário você terá uma pena “exemplar” de seis meses. Caso tenha seguido Orianna, esse final não aparece.
Anrietta no túmulo de Syanna |
Hã…Dandelion, nem no funeral… |
Depois de tudo o que fez para a duquesa, ela ainda te manda para a cadeia e perde a racionalidade. Mesmo com todas as evidências e provas, continua se negando a aceitar que Syanna era a culpada por todo o massacre e planejava inclusive sua morte. Nessa hora você tem vontade de mandar a duquesa para aquele lugar…
Apesar de todas as provas, Anna Henrietta simplesmente se nega a acreditar que Syanna planejou seu assassinato |
– Duquesa morta.
Após a prisão de Syanna surge uma ação opcional: descobrir quem seria a quinta vítima de Detlaf. Como citei acima, você descobre que seria a própria Anarietta. Não dedure Syanna para Damien nem cite a possibilidade de assassinato para Anna Henrietta. Syana ainda com raiva assassina a duquesa usando seu próprio prendedor de cabelo. Em seguida é morta pelo tiro de uma besta disparado por Damien. A sequência de imagens é um ducado triste, uma estátua em homenagem a duquesa e um túmulo luxuoso mostrando sua falta. Um dos momentos mais triste de todo The Witcher 3: Wild Hunt.
Anrietta morta por Syanna, posteriormente morta por Damien. |
Luto por todo o ducado |
Estátua de homenagem/lembrança à Anrietta na praça principal |
Geralt visitando o túmulo das irmãs mortas. Você tem opção de escolher em qual deixar flores. |
Sylvia Anna (Syanna)
– Morta por Detlaff.
Não comprou o laço vermelho por 500 ouros ou ganhou no gwent no mundo das fábulas da menina da pederneira durante a missão Era Uma Vez ou não interferiu na decisão de Detlaff, a irmã da duquesa é morta nas ruínas de Tushan Mutna. Novamente, esse final não acontece caso tenha seguido Orianna e a missão “Simplesmente Sangue”.
Detlaff mata Syanna por estar sem o laço vermelho protetor. |
Aliás, caso tenha optado por deixar Detlaff ir embora, após matar a irmãzinha que a Anna Henrietta nem lembrava que existia até cinco minutos atrás, como disse antes, Geralt passa seis meses na prisão como pena. A cena é bem cômica, com direto a companhia do Stefan. O Rato. Hahaha.
Geralt preso após deixar Detlaff ir embora. |
Sabe a cena do sabonete caindo no chão? Ela aparece… |
Dandelion é o responsável por tirar Geralt da prisão. |
– Morre durante a cerimônia.
Caso tenha ocultado a informação de que a duquesa seria a quinta vítima para Daimen ou para a duquesa Anna Henrietta, Syanna é morta com um tiro de besta disparado pelo Daimen após assassinar a loira.
Tiro da besta atingindo o pescoço de Syanna. |
– Viva.
Nos mesmos moldes de Anna Henrietta, basta fazer a missão para descobrir quem é a quinta vítima de Detlaff. Depois basta dedurar para Daimen e Anna Henrietta, ambas irão se perdoar e abraçar. Faz de conta que ela não foi responsável pela morte de dezenas de pessoas no ducado e todos ficam felizes.
Final felizes para sempre. |
Regis
Sem muito segredo, Regis parte para outra parte do mundo para se esconder (caso tenha optado por matar Detlaff, Regis passa a ser visto como traidor por outras criaturas vampirescas que passam a caçá-lo), ou caso tenha deixado Detlaff vivo, o código da espécie o faz partir em busca de Detlaff para tentar fazê-lo um vampiro melhor..
Independente do desfecho dos personagens, o final é sempre Geralt ao luar bebendo com Regis. Os diálogos mudam completamente conforme suas escolhas.