Animador filipino de “Carmen Sandiego” da Netflix é demitido por solicitar melhor pagamento
O animador filipino Raf Dla, que trabalhou através da empresa Top Draw na animação Carmen Sandiego, da Netflix, foi demitido após solicitar pagamento apropriado pelos seus serviços.
Segundo a postagem original do animador (neste link), o mesmo, enquanto trabalhava para o estúdio de animação, recebia um valor abaixo do salário mínimo do país, que equivale a cerca de 40,00 R$/dia, então, ao solicitar um aumento no seu salário, foi demitido sobre a alegação de que estava prejudicando a “atmosfera positiva da companhia” (ainda que ele só tenha questionado o seu salário para o gerente de produção do estúdio). Durante o seu tempo trabalhando na empresa, ainda que trabalhasse como um profissional completo, recebia um salário abaixo do mínimo do país sob a justificativa de que estava em uma fase de “treinamento estendido”.
Raf Dla completou ainda falando sobre a sua paixão pela animação e o quanto gostou de trabalhar neste show, mas que as práticas questionáveis do estúdio não podiam ser ignoradas.
Seguindo a postagem do animador, muitas outras pessoas vieram a frente para relatar casos semelhantes que ocorreram na Top Draw, revelando que este tipo de prática é recorrente no estúdio.
A data de lançamento da segunda temporada da animação Carmen Sandiego está marcada para ser lançada no dia 1º de outubro de 2019.