Metal Slug! É tiro pra todo lado.
Salve Taverneiros olha nós aqui novamente e dessa vez pra falar desse clássico do mundo gamer que era tiro pra todo lado, Metal Slug é uma das séries mais icônicas dos tempos dos fliperamas, especialmente no Brasil onde os gabinetes da SNK foram incrivelmente populares em bares e hoje o Taverna traz um pouco da história dessa franquia pra vocês, então simbora ler.
A história do Metal Slug se passa no século XXI, onde dois grupos militares estão em guerra. A grande realidade é que a historia desse jogo pouco importa, mas é uma sátira do cenário militar. Eles inventaram uma guerra de facções entre rebelião e governo, mas na realidade o jogo uma analogia à Segunda Guerra Mundial, evidente tanto nas armas quanto nos cenários. O símbolo do nosso inimigo é um “X” mas é claramente uma alusão à suástica.
O intuito é simples; matar, matar e matar! Sair atirando em QUALQUER coisa que se mecha na tela. Tal como o Contra de Snes, só que com gráficos, jogabalidade e som muito melhores (até pela capacidade gráfica do Neo Geo que era muito superior a do Snes).
Metal Slug: Super Vehicle SV-001 foi lançado em 1996 para Neo Geo e posteriormente para Arcade, Neo Geo CD, Playstation, Sega Saturn, PC, PSP, PS2, Wii, Game Boy Advanced, Xbox, Xbox 360, Nintendo DS, e hoje em dia para Andoid. O Metal Slug é um dos jogos de plataforma mais divertidos que existe sendo jogado até os dias de hoje por pessoas de varias idades até mesmo crianças pois mesmo sendo um jogo de “tiro” nunca foi considerado um jogo violento pela critica dos games tornando assim uma franquia de grande sucesso até os dias de hoje.
Curiosidades
Faixas em árabe
Logo na primeira fase de Metal Slug 2 ou X, na parte em que você enfrenta um chefe, há três faixas com dizeres árabes estendidas nas ruas. A primeira não diz nada demais, porém a segunda e a terceira têm escritas, respectivamente, “Eu estou com diarreia” e “Eu preciso de um remédio”, provavelmente uma piada interna entre os desenvolvedores mas que poucos jogadores se atentaram a esse detalhe peculiar.
Saddam Hussein é o vilão?
No primeiro Metal Slug (e em quase toda a série) o chefe final é o General Donald Morden, o qual muitos jogadores perceberam que é a cara do antigo ditador Saddam Hussein, o design de Donald Morden foi evoluindo, mas o original era mais parecido com Saddam Hussein (Foto: Reprodução/Metal Slug Wiki). Isso porque o design do personagem foi realmente baseado em vários ditadores da história, como Adolf Hitler e Joseph Stalin. Ironicamente, o vilão do game é canadense, um povo conhecido por ser bem pacato.
Prisioneiros que soltam Hadouken
Durante as fases em todos os games da série Metal Slug é possível encontrar prisioneiros (P.O.W.s) que pedem ajuda do jogador para serem libertados. Na maioria das vezes eles apenas oferecem armas e itens como uma forma de recompensa, porém um deles em Metal Slug 2 passa a acompanhar os jogadores com golpes que se assemelham ao Hadouken e ao chute giratório de Ryu e Ken em Street Fighter 2.
Paquera no campo de batalha
Em Metal Slug 7 ou XX, jogadores podem usufruir de um modo chamado Combat School, no qual você é desafiado a vencer novamente as mesmas fases sob certas condições.
O que é curioso sobre esse modo, no entanto, é que ele tem um pequeno toque de “simulador de namoro”, no qual você pode paquerar a instrutora Cindy, inicialmente fria, até ela se tornar um interesse romântico.
Franquia
É isso aí Taverneiros espero que tenham gostado da leitura e uma grande abraço do Plíninho.
Fontes de pesquisa: Tech tudo e Cabinete do tempo.