Combo Deck Nilfgaard
Fala galera! Pepelegal na área! E este é o meu segundo post aqui na Taverna de Rivia!
No grupo Curva de Mana, exerço a função de tradutor de guias/decks, e aqui também não será diferente, e hoje trago para vocês um deck interessantíssimo de Nilfgaard, criado pelo jogador Swim, utilizando a carta Fringilla Vigo como parte do combo.
Basicamente, este é um combo deck que tenta forçar seu oponente a passar no 1º turno, extrair todo o valor dos seus 6 Embaixador (por conta do Noviço) em uma simples carta, a qual você copia com a Fringilla e então joga seus 2 Engenheiros de Combate nas cartas 40+ de força. No round 2, você já pode garantir o uso da carta Letho de Gulet, e proteger suas cartas de 80 – 120 de força para uma carta de ouro, forçando seu oponente a gastar a mão inteira, e duvido que ele consiga isso.
No fim, o deck acaba sendo muito flexível. Se você não conseguir encaixar o combo, você pode utilizar o Engenheiro no round 2 para garantir sua carta para o round 3 como uma condição de vitória, e mesmo que o oponente não passe no turno 1, ele não tem como vencer, a não ser que ele tenha a carta Geralt:Igni.
Quais cartas devo criar?
Se você não possui todas as cartas, e quer saber qual a mais importante pra criar, dá uma olhada:
Fringilla Vigo -> Cantarella -> Letho de Gulet -> Rainfarn -> Operador -> Cruz Dupla de Alzur -> Albrich -> Ciri
Se você não possui as cartas acima, você pode substituir por essas:
SUBSTITUIÇÕES DE OURO
Villentretrenmerth, Cahir, Geralt: Igni, Regis: Vampiro Superior, Vilgefortz
SUBSTITUIÇÕES DE PRATA
Vanhemar, O Último Desejo, Auckes, Peter Saar Gwynleve, Ordens de Marcha, Bomba de Dimerítio, Sarah.
O que, e como Combar?
Cartas de Bronze
Golem Imperial: Carta sólida para essa lista. Os 2 golems já indo do deck pra mesa aumentam seu percentual de compra da Cantarella, Albrich, e outras cartas.
Emissário: Uma ferramenta muito consistente. Essas cartas garantem que você continue a usar os seus Engenheiros e os Novatos de Vicovaro. Você também pode usar o posicionamento dele para bloquear Urso Selvagem, dentre outros.
Embaixador: Seus alvos primários de buff. Use-os numa unidade antes de usar Fringilla para clonar a força. Você deve usar seus Novatos com o Embaixador, na maioria dos casos.
Novato de Vicovaro: Idéia central do deck. Jogue-os sempre priorizando os Embaixadores, bufando sempre a mesma unidade.
Engenheiro de Combate: Carta poderosa desse deck. Jogue-os no late game, para ter um maior valor da carta. Eles também servem como alvos de buff para a Fringilla, caso você não tenha Noviços na mesa. Tenha a certeza de guardar um deles para a Rodada 2, caso você tenha que usar Letho de Gulet na Rodada 1 por algum motivo, ou se seu oponente não vai passar a Rodada 1, porque você precisará dele para a transição da carta de 40+ de força ao longo dos rounds.
Carregador do Estandarte de Nauzicaa: Essa carta não está nesse deck somente para retirar os efeitos de clima. Ela apresenta uma opção ágil com um corpo fraco, mas que permite que a Fringilla possa copiar os buffs, caso você tenha que buffar o Operador.
Cartas de Prata
Fringilla Vigo: A carta principal deste deck. A habilidade de dobrar os buffs é de dar medo, especialmente quando combinada com a habilidade de Letho, de converter a força em ouro. Tenha em mente que ela pode ser puxada do Rainfarn, Cruz Dupla de Alzur depois da Cantarella, e Operador / Albrich. A meta aqui é buffar uma simples unidade por demais, com os Embaixadores e os Novatos, ter uma carta de força 1 – 4 do lado dela, e jogar Fringilla entre elas.
Cantarella: Um card que aumenta a consistência de draws, e que podem dar uma bait no oponente, se usada no tempo correto. Tente jogá-la com Ciri. É recomendado usá-la depois de usar Jan Calveit, aí você garante que não vai puxar Golem Imperial.
Cruz Dupla de Alzur: Mais ferramentas de consistência. Te dá Cantarella, Albrich / Operador, e Fringilla, nessa ordem. Não se preocupe com +2 da Cantarella, já que não é tão importante assim por se tratar de um bait. Se a Cruz atingir Fringilla, você pode usar Rainfarn para mais força (ou Embaixador, dentre outros).
Operador: Carta de valor alto. Jogue no começo, sempre visando os Novatos. Caso não os tenha, você pode usá-lo em um Engenheiro de Combate, ou Embaixador.
Isca: Pode ser o que você quiser. Use para retornar espiões para dar um bait, ou re-use Engenheiro de Combate, Novato de Vicovaro. Carregador de Estandarte de Nauzicaa, ou até mesmo na Fringilla, para jogá-la em outro alvo. Essa carta não tem um bom uso com Albrich.
Albrich: Carta perfeita para um alvo do Novato de Vicovaro ou Engenheiro de Combate para Fringilla. Use-a no começo, logo após de usar Jan Calveit.
Cartas de Ouro
Letho de Gulet: Assim que você buffar 2 cartas de 40+ e passar para Fringilla, você vai querer protegê-la de Igni ou de quaisquer outras ameaças. É importante que você consiga comprá-la na Rodada 2, mesmo se já tiver usado Decreto Real. Por fim, você pode usá-lo agressivamente na Rodada 1, para anular cartas como Defensor de Mahakam, Morkvarg, Guardas da Rainha, dentre outros.
Rainfarn: Use esta carta para puxar Fringilla, Cantarella, ou outras cartas espiãs de bronze, na pior das hipóteses. A presença dessa carta significa que Decreto Real te possibilite a compra de cartas. Use-o para Cantarella, no early game, ou guarde-o para Fringilla no final da Rodada 1.
Decreto Real: Aumentar a segurança do seu deck por um baixo custo e mulligar uma carta de ouro é ótimo em muitos decks, sendo este um deles. Se você não precisa de Rainfarn para puxar Fringilla, use para puxar Ciri.
Ciri: Grande ferramenta de pressão na Rodada 1. Jogue-a assim que possível para dar ao seu oponente mais motivo para passar o turno. Essa carta se trata em ameaçar seu oponente a passar o turno.