Red Dead Redemption! A história antes de “tudo”.
Salve Taverneiros Plíninho aqui novamente e hoje vamos falar sobre esse jogaço que é Red Dead Redemption, a história antes dos jogos é bem bacana e o Taverna trouxe pra você.
Red Dead Redemption é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar San Diego e publicado pela Rockstar Games. Ele foi lançado em maio de 2010 para PlayStation 3 e Xbox 360, sendo um sucessor espiritual de Red Dead Revolver lançado em 2004. O jogo se passa em 1911 durante o declínio do Velho Oeste e segue a história de John Marston, um antigo fora da lei cuja esposa e filho foram tomados como reféns pelo governo para forçá-lo a trabalhar como seu pistoleiro contratado. Sem escolhas, Marston parte em uma jornada para levar três membros de sua antiga gangue até a justiça. O desenvolvimento de Red Dead Redemption começou em 2005, com o título empregando o motor de jogo Rockstar Advanced Game Engine a fim de aumentar suas capacidades de animação e renderização. Os desenvolvedores sentiram-se inspirados para criar o jogo depois de perceberem o potencial técnico tanto do PlayStation 3 quanto do Xbox 360, já tendo utilizado até o máximo os consoles da sexta geração em seus projetos anteriores. A equipe realizou grandes pesquisas sobre a época e o assunto, visitando locais e analisando filmes de faroeste com o objetivo de alcançar um realismo maior. Captura de movimento foi empregada para gravar os movimentos dos personagens e atores profissionais foram contratados para fazerem a dublagem.
América, 1911…
O velho oeste está morrendo. A modernidade vem, inexoravelmente, devorando tudo e todos os que não querem se adequar à mudança dos tempos. A era dos foras-da-lei está acabando e o governo tem seu braço forte da lei se estendendo mais e mais pelo país. Seu objetivo é se livrar de qualquer um que resista à chegada do “progresso”.
E como o governo não pode parecer fraco aos olhos externos, não mede esforços para alcançar seus objetivos. Edgar Ross, chefe da Divisão de Investigação – região oeste, decide usar meios pouco ortodoxos para eliminar uma famosa gangue. John Marston, seu antigo associado, é “convidado” a caçar seus antigos companheiros.
Não lhe é dada escolha, já que o governo sequestra sua mulher e filho, com quem ele decidiu viver pacificamente após, anos antes, um assalto dar errado e ele ser deixado para morrer por quem ele considerava irmãos. Assim, escoltado por Ross e Archer Fordham, John segue para Armadillo, atrás de seu primeiro alvo: Bill Williamson. Ao chegar ao Forte Mercer, onde a gangue de Williamson está instalada, John tenta, em vão, conversar com Bill, e faze-lo ver a luz da razão e se entregar. Bill, ao contrário, provoca John sobre sua aparente mudança de lado. Vendo que palavras ali não adiantam, John busca seu revolver, apenas para ser alvejado por um dos homens de Bill.
Mundo e história
John Marston.
John Marston foi desenvolvido para ser um “homem de família”. A equipe o criou para ser uma pessoa de nuances em vez de diretamente um herói ou vilão, deixando dessa forma a experiência mais interessante. Wiethoff considerou que Marston era bem determinado sobre seus objetivos: “ele é um homem sobre as coisas”. O diretor técnico Ted Carson sentiu que o personagem tornou-se interessante pela combinação de realismo e cinismo. O ator também achou que o personagem tinha consciência que seus atos passados eram “errados”, algo que levou às suas tentativas de abandonar a vida de fora da lei. Wiethoff também afirmou que as decisões de sua vida passada foram um resultado direto de sua necessidade de aceitação: “Eu não sei se [na época] ele sabia que o que estava fazendo era errado”. Palmer achou que os personagens de Marston e Williamson representavam irmãos em sua antiga gangue, enquanto van der Linde era uma figura paterna. Ele afirmou que Williamson invejava Marston, mesmo com este sendo sua “âncora moral”. O ator também sentiu que a vida de seu personagem começou a entrar em “parafuso” sem controle depois de Marston ter deixado a gangue; “[Enquanto] John cresceu para um homem que conquistava por realizações, Bill caiu para um homem que realizava simplesmente por conquistas”. O personagem de Ross foi parcialmente inspirado pelo advogado e ativista político Charles Joseph Bonaparte, enquanto que a revolução mexicana de Nuevo Paraíso foi inspirada pela tentativa de golpe criada pelo Plano de San Diego no estado do Texas em 1915. A equipe se inspirou em outras figuras históricas do século XX para a criação de outros personagens, incluindo Frank James, Pearl Hart e Tom Horn. Sobre os diálogos com os personagens não jogáveis em encontros randômicos, Houser achou que Red Dead Redemption ficava entre Bully, em que os outros personagens lembram-se do protagonista, e a série Grand Theft Auto, em que os outros personagens desconhecem a identidade do protagonista. Ele comentou: “[Há] ambientes de campo e as pessoas até certo ponto estão entediadas, então elas procuram por alguma coisa para falar a respeito, assim suas ações são comentadas e as pessoas tem mais consciência sobre você”.
É isso Taverneiros espero que tenham gostado e um grande abraço do Plíninho.
Fontes de pesquisa: Meu PS4 e Wikipédia.