pub-1582217690077140
Jogos antigos Jogos Retrô Nerd

Sonic! O ligeirinho.

on
14 de outubro de 2019

Salve Taverneiros tudo bem com vcs?

Plíninho aqui para falar um pouco desse carinha que gosta de altas velocidades, afinal quem nunca jogou Sonic não é? Então bora que a leitura tá boaaaaaaaaaa.

Sonic The Hedgedog ou apenas Sonic é o principal personagem de um dos games mais famosos da atualidade e o principal símbolo da SEGA. A história do Sonic se inicia no momento em que a empresa japonesa decide criar um mascote para concorrer com o bem-sucedido Mario, da rival Nintendo. De fato, a SEGA já tinha Alex Kidd, porém o mesmo não era tão carismático como o personagem da concorrente.

Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e várias sugestões foram apresentadas (a maioria delas envolvia cachorros e coelhos). Os finalistas da competição foram um tamanduá-bandeira e um ouriço, sendo este último o escolhido.

A performance, as cores e as músicas do jogo o fizeram um sucesso de vendas. A linha de jogos do ouriço da SEGA é vasta: Sonic 1, 2 e 3, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic the Fighters, Sonic Heroes, entre vários outros exemplos. Devido ao insucesso dos consoles Saturn e DreamCast, a SEGA se retirou do mercado de consoles, permanecendo exclusivamente no de jogos. Tal realidade permitiu que Sonic fosse produzido para outras plataformas, como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS. Sonic the Hedgedog é o oitavo jogo mais vendido da história dos games, com a incrível marca de 44 milhões de jogos vendidos.

Antes do ouriço azul tomar o posto, a SEGA teve os seguintes mascotes: Prof. Asobin (1983), Dr. Games (1984), Opa Opa (1986) e Alex Kidd (1986). Diferentemente de seus antecessores, Sonic foi cuidadosamente planejado para bater de frente com Super Mario, o mascote da maior rival da SEGA, a Nintendo. E ao que tudo indica ele conseguio tal feito.

Rato ou ouriço?

Antes de Sonic the Hedgehog chegar às prateleiras de todo o mundo no clássico lançado para Mega Drive, o personagem passou por diversas alterações de design e até de nome.

Nos primeiros rascunhos do criador Naoto Ohshima, é possível ver criaturas de diferentes formas, mais arredondadas e até mesmo com mais espinhos. E o nome “Needlemouse” chegou a ser utilizado como código do projeto Sonic the Hedgehog 4 pelos desenvolvedores.

 

Tails, seu grande amigo.

Após o grande sucesso que o jogo Sonic the Hedgehog fez, ficou decidido que haveria uma continuação e, assim como acorreu com Sonic, foi feito uma nova competição interna para decidir quem seria o parceiro do ouriço azul. A idéia que foi considerada a melhor, e conseqüentemente a vencedora, foi a de Yasushi Yamaguchi (também conhecido como Judy Totoya) que esboçava uma jovem raposa de dois rabos. Yamaguchi queria que seu nome fosse “Miles”, mas tal nome foi desconsiderado e ficou decidido que o personagem se chamaria “Tails”. Descontente com isso Yamaguchi colocou o nome “Miles” na maioria dos backgrounds do novo jogo, no caso o Sonic The Hedgehog 2, e no final ele conseguiu que o nome da raposa ficasse como Miles “Tails” Prower, sendo que “Tails” seria seu apelido. Foi, então, criado o segundo personagem jogável da série Sonic.

  Tails é um dos principais personagens da série, fiel companheiro de aventuras e eterno admirador do Sonic. Sua primeira aparição foi em Outubro de 1992 no jogo Sonic the Hedgehog 2 para o Master System, mas só foi jogável na versão deste mesmo jogo para o Mega Drive que saiu um mês depois. Até hoje, Tails vem acompanhando Sonic em quase todos os jogos e com isso, ele é o segundo personagem da série que mais apareceu nos jogos do ouriço azul, desconsiderando Eggman.

 

Dr. Robotnik ou Eggman? Qual é o certo?

O primeiro passo é conhecer a origem do personagem. Quando ele foi criado, lá no início dos anos 90, a ideia era juntar uma caricatura do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, com o formato de um ovo, que facilitaria as animações no jogo, para criar um vilão a ser combatido pelo ouriço azul. Daí surgiu a sua primeira versão, que foi chamado lá no Japão de Doutor Eggman.

Quando o jogo veio para o ocidente, no entanto, mudanças aconteceram. Durante a localização para o inglês, o tradutor decidiu por chamá-lo de Dr. Ivo Robotnik no manual do game. A ideia era que “Ivo” soasse parecido com a palavra “evil”, que significa mal em inglês e que Robotnik remetesse as criações mecânicas bizarras do cientista –  sedimentando então esse nome por aqui.

Theodore Roosevelt serviu de inspiração para o vilão

Na época, até um quadrinho foi criado para introduzir os personagens, onde o Doutor Robotnik a princípio era um bom cientista que cria uma cápsula que aprisionaria todo o mal do mundo em 7 esmeraldas. Após um acidente no laboratório, toda a maldade contida nas joias vai para dentro dele, transformando-o  assim no grande vilão da série.

Portanto, até o lançamento de Sonic Adventure para o Dreamcast em 1998, o nome do vilão era Eggman no oriente e Robotnik no ocidente. Mas com a chegada desse novo jogo, que contava a história do universo da franquia de forma mais narrada (e que também reformulou o visual dos personagens), era necessário uma padronização.

 

 

 

Eaí Taverneiros dúvidas, opiniões, perguntas ou criticas? Fala aí pra gente que será um grande prazer te responder e um abraço do Plíninho.

 

#Sonic     #Tails     #Robotinik     #TecToy      #Antiguidades      #Sega

 

 

 

Fontes de pesquisa: Tech Tudo, História de Tudo, Power Sonic e Blog Tec Toy.

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes