A Saga de Livros de The Witcher – Última Parte
Olá taverneiros! Trago aqui a última parte da série sobre os livros de The Witcher. Boa Leitura a todos!
Romances independentes
– Sezon burz (2013; ainda não lançado no Brasil) – “história paralela” situada entre contos de O Último Desejo – Tradução não oficial: Tempo de Tempestades
Outras edições
– Coś się kończy, coś się zaczyna (2000) – Contos de Sapkowski, incluindo duas histórias sobre o bruxo – Tradução não oficial: Algo Termina, Algo Começa.
– A Polish Book of Monsters (tradução direta: Um Livro Polonês de Monstros) (2010) – Coleção em inglês publicada e traduzida por Michael Kandel, com o termo “Spellmaker” usado no lugar de “The Witcher” para Wiedźmin. O conto também aparece, numa tradução diferenciada, na edição em inglês de O Último Desejo.
Capas da primeira edição polonesa |
Algumas variações de capas da edição americana (nem todas foram traduzidas ainda) |
Os livros ou os jogos?
Por último, a pergunta que sempre me fazem, os livros ou os jogos primeiro?
Caso tenha tido coragem de ler o artigo por completo, já entendeu que O Último Desejo e A Espada do Destino são contos, cronologicamente precedentes de toda A Saga de Geralt de Rívia. Dessa forma em nada estraga o seu jogo ter lido antes.
Agora na Saga de Geralt de Rívia a situação muda um pouco. [um pequeno, mas não maldoso spoiler] os jogos se passam cronologicamente após a saga retratada nos livros. Em outras palavras, os jogos seriam continuação dos livros.
Então convém ler os livros primeiro? Nesse caso eu faço sempre uma analogia, apesar de algumas falhas, com Tolkien. O que vale a pena? Ler primeiro O Senhor dos Anéis ou O Hobbit? Lendo a saga de Frodo primeiro, ao partir para O Hobbit você conhece os personagem, mas a história continua lá intacta. O mesmo vale para The Witcher. Jogar antes de ler os livros, significa apenas que você irá conhecer os personagens do livro antes. Mas isso não quer dizer que saberá a história. E lembra daquele papo de que os filmes não retratam nem 10% do conteúdo dos livros? Em Andrzej Sapkowski isso faz muito sentido. Por mais que a CD Projekt RED tenha tentado incluir elemento dos livros dentro dos jogos, a riqueza de histórias e cultura é tão ampla, que mesmo que fosse a mesma história retratada no livro e nos jogos, ela ainda sim seria diferente.
E aqui encerro a série sobre os livros, espero de verdade que tenham curtido todos os posts, fiquem ligados para os próximos assuntos. Até mais!
TAGS