pub-1582217690077140
Curiosidades

Onde os corvos e lobos brincam.

on
12 de junho de 2019

Saudações Viajantes! Hoje detrás do balcão da Taverna de Rivia, será servido um verdadeiro caldo de referências a um clássico da literatura alemã. Elas estão presentes na Quest  de TW3: O Último Desejo e trazem desde notas do bíblico Rei Salomão até traços de daemons com cabeça de unicórino. E não importa se você é do #teamyen ou #teamtriss, aqui a informação será sempre quente e bem servida!!

Mais uma vez, sem perder seu caráter único, O Universo The witcher,  provou ser um destilado do melhor que a História tem a oferecer ao plot de um bom RPG e no desfecho da saga romântica do Bruxão e da feiticeira que cheira a lilás, a coisa foi além de pedidos e lâmpadas mágicas. Vamos despejar no caldeirão algumas curiosidades desta Quest que é Maravigold!!

Como toda boa receita, esta começa com a leitura de um livro. Na biblioteca do Geralt tem um que leva o nome da missão e para quem não leu ou jogou antes e quer entender mais é um bom resumo do romance. Mas o importante para a receita é que nele, o autor, nosso digníssimo Dandellion destaca a feiticeira como uma perita em magia arcana. E você já se perguntou o que é magia arcana?

No próprio jogo encontramos livros que destacam várias práticas mágicas, e ao passo que se lê e se joga logo dá pra perceber que existem diferenças entre elas. Sobre a de uso da Yennefer, bem, sabe se que ela estudou muito e tudo que precisou. Magia arcana é isso: a magia que se adquire questionando, levantando uma hipótese, investigando, experimentando e concluindo. Talvez isso explique um pouco da sua personalidade inquieta.

O Mago e o Corvo

Em um  trecho do diálogo, na taverna em Larvik, uma daquelas partes que a gente pula mentalmente, a feiticeira cita que na biblioteca do imperador Emyr, obteve informações em um diário de um Mago que tentou criar um sistema para sobrepujar Djinns, e é neste ponto que as referências começam aparecer. Isso porque durante os anos de 1480 a 1540, viveu entre nós, em Württemberg (soa parecido com a cidade natal da feiticeira, não é mesmo?!) no sul da Alemanha, Johann Georg Faust,  que era astrólogo, médico e filósofo. Ele levantou hipóteses e experimentou coisas interessantes, como um conjunto de métodos com o objetivo de evocar gênios para realizar desejos, sem que este pudesse exercer influência sobre o operador e depois publicou um “relatório” expondo seus métodos e conclusões. Esse livro se popularizou na Europa e influenciou toda a Tradição Esotérica Ocidental, principalmente a Ars Goetia – A arte de uivar… (em português se pronuncia goécia) e sim, significa uivar.. como os Lobos. Dizem que, os lobos quando uivam evocam espíritos, assim como os magistas goéticos. Por coincidência ou não (certamente que não) num primeiro momento, o livro chamou-se  “O corvo negro” (O familiar da Yennefer), mas teve seu título mascarado para fugir da censura, que especialmente (ou não) durante o período medieval, onde daemons e gênios  representavam uma noção de inimigo, passou a se chamar: Chave de Salomão, um nome que fazia até algum sentido, já que o Rei Salomão, segundo antigas tradições judaicas, tinha o poder de controlar os demônios da terra, do céu e do inferno.

E (se) o pequeno gafanhoto  pergunta: Como se uiva?

Primeiro você precisa de um sigilo para evocar…

Ainda no diálogo do início da missão, se você estiver disposto, pergunte sobre o que aconteceu com o Mago a Yennefer e ela irá te dizer que ele partiu de barco para as ilhas Skellige e que uma tempestade do século afundou o navio. Isso vai abrir novos objetivos para missão e vocês irão partir do porto de Larvik para encontrar os destroços do Navio e quando finalmente encontrar vai reparar que o navio foi cortado exatamente ao meio. O item da missão que vc entrega a Yen é a metade de um selo, a metade de um sigilo. Sigilos são  como a assinatura, o símbolo de um dos 72 gênios descritos no grimório “ O corvo negro”, e funciona como um elo entre o mundo do magista e o mundo do Djinn. Como só encontramos metade, a missão segue, um portal e estaremos na outra metade do navio (que misteriosamente está no pico de uma montanha). Nesse ponto vamos encontrar o corpo do mago e a outra metade do sigilo.

Acima, um sigilo goécio e o selo da missão.

E aqui fica um aviso: “Não tentem isso em casa” .

Mesmo tomando todas as medidas necessárias para prevenir os gênios de terem controle, Johann Georg Faust de Vurtemberga, morreu de maneira tão violenta que seu corpo foi encontrado em pedaços. Reformadores (isso, do Lutero lá) atribuíram a morte do mago aos gênios que ele tentava controlar, nunca vamos saber ao certo, pois nunca conseguiram dar outra explicação antes da lenda se espalhar. O Mago da missão não foi cortado ao meio, só o navio. Masss, a cara dele tava bem feia rs. Se ele tivesse um Geralt, as coisas seriam diferentes… Isso porque, além de um sigilo para evocar, tem que ter um guardião para proteger. Os magistas, usavam um sigilo de duas faces no peito, uma contendo seu próprio sigilo e centro de força e na outra face o sigilo de um dos 72 anjos cabalísticos, como se o mago e o anjo se tornasse-se  uno durante o controle do Gênio. Fiquem com o tal do reflitão: Geralt, Yennefer e Gênios estão sempre no mesmo lugar.

Trovões e unicórnios

Tudo pronto, sigilo no triângulo, mago e guardião no círculo e o tal do Djinn aparece envolto de nuvens e trovões, e que Djinn é esse? No jogo é um que você vai penar pra controlar… No bestiário ele é descrito como um ser perigoso e invocar tempestades e trovões além de dar a dica de que é preciso enfraquece-lo antes de capturar (exatamente a função do guardião na Goétia e do Geralt na missão) Buscando referências no grimório do Mago Alemão, encontrei o 67º gênio descrito: Amduscias, ele está associado a tempestades pois foi descrito que sua voz pode ser ouvida nos trovões, suas habilidades vão desde conceder uma maestria musical (Dandellion?) até  provocar a infertilidade (Yennefer?). Outra curiosidade é que uma de suas formas é a de um unicórnio. Uma possível referência ao animal empalhado favorito do casal? Não podemos confirmar, só estar atentos.

Fechando os laços de referências da missão, temos o objetivo da Yennefer em dominar o mago: descobrir se é amor ou feitiço, o laço que une o casal. E essa é a dúvida que leva a personagem (de um ouuutro livro alemão, mas inspirado no grimório de Faust) à loucura.  Mas essa é outra História, daquelas que a gente só vê por aqui.

 

 

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes