Sonic! O ligeirinho.
Salve Taverneiros tudo bem com vcs?
Plíninho aqui para falar um pouco desse carinha que gosta de altas velocidades, afinal quem nunca jogou Sonic não é? Então bora que a leitura tá boaaaaaaaaaa.
Sonic The Hedgedog ou apenas Sonic é o principal personagem de um dos games mais famosos da atualidade e o principal símbolo da SEGA. A história do Sonic se inicia no momento em que a empresa japonesa decide criar um mascote para concorrer com o bem-sucedido Mario, da rival Nintendo. De fato, a SEGA já tinha Alex Kidd, porém o mesmo não era tão carismático como o personagem da concorrente.
Em 1990, a empresa realizou um concurso interno para criar o novo mascote e várias sugestões foram apresentadas (a maioria delas envolvia cachorros e coelhos). Os finalistas da competição foram um tamanduá-bandeira e um ouriço, sendo este último o escolhido.
A performance, as cores e as músicas do jogo o fizeram um sucesso de vendas. A linha de jogos do ouriço da SEGA é vasta: Sonic 1, 2 e 3, Sonic Adventure 1 e 2, Sonic the Fighters, Sonic Heroes, entre vários outros exemplos. Devido ao insucesso dos consoles Saturn e DreamCast, a SEGA se retirou do mercado de consoles, permanecendo exclusivamente no de jogos. Tal realidade permitiu que Sonic fosse produzido para outras plataformas, como Playstation 2, Xbox, GameCube e Nintendo DS. Sonic the Hedgedog é o oitavo jogo mais vendido da história dos games, com a incrível marca de 44 milhões de jogos vendidos.
Antes do ouriço azul tomar o posto, a SEGA teve os seguintes mascotes: Prof. Asobin (1983), Dr. Games (1984), Opa Opa (1986) e Alex Kidd (1986). Diferentemente de seus antecessores, Sonic foi cuidadosamente planejado para bater de frente com Super Mario, o mascote da maior rival da SEGA, a Nintendo. E ao que tudo indica ele conseguio tal feito.
Rato ou ouriço?
Antes de Sonic the Hedgehog chegar às prateleiras de todo o mundo no clássico lançado para Mega Drive, o personagem passou por diversas alterações de design e até de nome.
Nos primeiros rascunhos do criador Naoto Ohshima, é possível ver criaturas de diferentes formas, mais arredondadas e até mesmo com mais espinhos. E o nome “Needlemouse” chegou a ser utilizado como código do projeto Sonic the Hedgehog 4 pelos desenvolvedores.
Tails, seu grande amigo.
Após o grande sucesso que o jogo Sonic the Hedgehog fez, ficou decidido que haveria uma continuação e, assim como acorreu com Sonic, foi feito uma nova competição interna para decidir quem seria o parceiro do ouriço azul. A idéia que foi considerada a melhor, e conseqüentemente a vencedora, foi a de Yasushi Yamaguchi (também conhecido como Judy Totoya) que esboçava uma jovem raposa de dois rabos. Yamaguchi queria que seu nome fosse “Miles”, mas tal nome foi desconsiderado e ficou decidido que o personagem se chamaria “Tails”. Descontente com isso Yamaguchi colocou o nome “Miles” na maioria dos backgrounds do novo jogo, no caso o Sonic The Hedgehog 2, e no final ele conseguiu que o nome da raposa ficasse como Miles “Tails” Prower, sendo que “Tails” seria seu apelido. Foi, então, criado o segundo personagem jogável da série Sonic.
Tails é um dos principais personagens da série, fiel companheiro de aventuras e eterno admirador do Sonic. Sua primeira aparição foi em Outubro de 1992 no jogo Sonic the Hedgehog 2 para o Master System, mas só foi jogável na versão deste mesmo jogo para o Mega Drive que saiu um mês depois. Até hoje, Tails vem acompanhando Sonic em quase todos os jogos e com isso, ele é o segundo personagem da série que mais apareceu nos jogos do ouriço azul, desconsiderando Eggman.
Dr. Robotnik ou Eggman? Qual é o certo?
O primeiro passo é conhecer a origem do personagem. Quando ele foi criado, lá no início dos anos 90, a ideia era juntar uma caricatura do ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, com o formato de um ovo, que facilitaria as animações no jogo, para criar um vilão a ser combatido pelo ouriço azul. Daí surgiu a sua primeira versão, que foi chamado lá no Japão de Doutor Eggman.
Quando o jogo veio para o ocidente, no entanto, mudanças aconteceram. Durante a localização para o inglês, o tradutor decidiu por chamá-lo de Dr. Ivo Robotnik no manual do game. A ideia era que “Ivo” soasse parecido com a palavra “evil”, que significa mal em inglês e que Robotnik remetesse as criações mecânicas bizarras do cientista – sedimentando então esse nome por aqui.
Theodore Roosevelt serviu de inspiração para o vilão
Na época, até um quadrinho foi criado para introduzir os personagens, onde o Doutor Robotnik a princípio era um bom cientista que cria uma cápsula que aprisionaria todo o mal do mundo em 7 esmeraldas. Após um acidente no laboratório, toda a maldade contida nas joias vai para dentro dele, transformando-o assim no grande vilão da série.
Portanto, até o lançamento de Sonic Adventure para o Dreamcast em 1998, o nome do vilão era Eggman no oriente e Robotnik no ocidente. Mas com a chegada desse novo jogo, que contava a história do universo da franquia de forma mais narrada (e que também reformulou o visual dos personagens), era necessário uma padronização.
Eaí Taverneiros dúvidas, opiniões, perguntas ou criticas? Fala aí pra gente que será um grande prazer te responder e um abraço do Plíninho.
#Sonic #Tails #Robotinik #TecToy #Antiguidades #Sega
Fontes de pesquisa: Tech Tudo, História de Tudo, Power Sonic e Blog Tec Toy.