Gwent – Resumo do Roadmap de 2020
Sejam bem-vindos, amantes de cartas de todos os cantos, a mais um grande resumo das novidades que estão por vir no mundo do Gwent. Nessa quarta-feira, dia 04/12, a CD Projekt Red realizou uma livestream em seu canal na Twitch para fazer uma retrospectiva do desenvolvimento do card game no ano de 2019 e revelar seus planos para o futuro.
Em clima de final de ano, Jason Slama (diretor do Gwent) e Pawel Burza (comunity manager do jogo) iniciaram a transmissão tratando de rememorar todas as mudanças e novidades desenvolvidas ao longo deste ano: três novas expansões (com uma nova facção), atualizações mensais, modos sazonais, inúmeros cosméticos, o programa de indicações de amigos, a extensão para a Twitch (Gwent Observer), o lançamento para iOS e muito mais. Slama mencionou estar orgulhoso do time de desenvolvedores por terem feito tanto em tão pouco tempo, mas, no final das contas, a própria equipe foi quem enviou um recado especial de agradecimento aos jogadores.
Logo em seguida, a dupla passou a abordar o futuro (não tão distante) do jogo, revelando diversas novidades. Optamos por separar as informações em tópicos para facilitar sua visualização:
-
Próxima Atualização
A próxima atualização do Gwent chegará na próxima terça-feira, dia 10/12, trazendo novidades e rebalanceando o “meta” do jogo. Além disso, a data também marcará o fim da Temporada de Mahakam e o início da Temporada da Caçada Selvagem.
-
Versão de Android
Apesar da equipe ainda não ser capaz de informar a data, o lançamento da versão para Android do jogo ocorrerá no primeiro trimestre de 2020 – antes do término de Março. Slama mencionou que uma série de fatores levaram a empresa a disponibilizar primeiro a versão de iOS, entre elas, a dificuldade de se optimizar diferentes dispositivos, a entrada massiva de novos jogadores, a tentativa de tornar o jogo mais polido, etc. Além disso, ele também anunciou a chegada de mais algumas melhorias para iOS nos próximos meses.
-
Consoles
Infelizmente a empresa optou por descontinuar as versões de console do jogo (PS4 e Xbox), no entanto, permitindo a migração de contas para GOG (válida para PC e iOS). Isso se deve, principalmente, ao enorme trabalho – talvez nem seja uma questão de custo, mas de tempo – necessário para optimizar o jogo em todas as diferentes plataformas. Além disso, os constantes entraves com a Sony e a Microsoft, assim como o baixo rendimento dos consoles para a empresa (4% do lucro total do Gwent), podem ter sido fatores que influenciaram a tomada dessa decisão.
Para saber mais sobre o ocorrido e entender como e quando realizar a transferência de contas, recomendamos conferir esta publicação da CDPR. É digno de nota, no entanto, que as transferências deverão ser feitas para contas “zeradas” de Gwent (sem nunca ter aberto o jogo) e levarão todos os itens desbloqueados pelo usuário e economias*.
*Jogadores de PS4 não poderão levar o pó de meteorito de uma conta à outra, mas este pode ser utilizado em cartas que serão, sim, transferidas.
-
Novas expansões
A próxima expansão chegará muito em breve – provavelmente entre Janeiro e Fevereiro – e será focada em druidas. Duas artes da expansão foram reveladas: a primeira, conhecida como “mãe dos corvos”, será líder de um clã recluso de druidas e a segunda fará parte de uma nova classe de cartas (sua arte parece com a da antiga “Lâmina élfica”). Seguem screenshots de suas artes:
A dupla também comentou que o foco da equipe no próximo ano será entregar expansões focadas na qualidade, sem a obrigação de entregá-las a cada três meses. Nenhuma delas deve trazer um enorme número de novas mecânicas, mas sim, expandir e melhorar os arquétipos já existentes e trazer novidades realmente interessantes – “nada de Crimson Curse novamente”.
-
E-sports (cenário competitivo)
Eles também alegaram que o desenvolvimento destes recursos nada mais é do que uma forma de retribuir toda a comunidade pelo afinco na criação de torneios mesmo em tempos tão “parados” (em termos de competitivo).
-
Arena
Slama alegou que, apesar das mudanças feitas recentemente, a Arena ainda está muito distante de se encontrar em boa forma. Ele alega que alterações pequenas não devem ser suficientes, seriam precisas grandes mudanças no modo para solucionar seus principais problemas. Uma das possibilidades levantadas foi a adição de habilidades de líder exclusivas da Arena – que tal a possibilidade de utilizar o Lojo como seu líder?
Concluí-se que o time deverá realizar maiores esforços no próximo ano para tornar o modo mais divertido e interessante.
-
Atualizações Mensais
O jogo continuará recebendo atualizações mensais e hotfixes (quando necessário). Além disso, novas melhorias de qualidade de vida devem chegar no futuro, mas ainda estão sendo desenvolvidas. Entre elas, foram destacadas: a adição de feitos sonoros diferentes – para um grande número de unidades – ao receber dano e colocar cartas no campo de batalha, a adição de novos efeitos visuais ao jogo e o polimento das animações.
-
Novos cosméticos
A equipe promete trazer diversos novos cosméticos ao longo do próximo ano (ano do rato), mas, as novidades começam bem antes disso. Ainda neste ano, com a chegada da próxima atualização, será lançada uma aparência de líder do Gascon. Esta será a primeira aparência do jogo que servirá para todas as facções existentes (visuais de líder supremos). Seguem algumas capturas de tela de seu modelo 3D:
Além disso, a equipe também revelou imagens – eu ouvi leaks?? – de dois versos de carta INCRÍVEIS que devem chegar ao jogo em breve. Seguem suas artes:
Ainda não se sabe se estes versos serão animados e nem como poderão ser obtidos, no entanto, eles não possuirão qualquer ligação com o lançamento da série de The Witcher da Netflix.
-
Evento de Final de Ano
Outra novidade próxima e inesperada é o evento de final de ano que chegará nas próximas semanas e estará diretamente relacionado à adição de novos cosméticos. Ainda não se sabe exatamente como será o evento e nem como os itens poderão ser obtidos, a única informação dada pelos desenvolvedores é que ele envolverá “easter eggs” – possivelmente um ARG ou algo que não envolva partidas singleplayer.
-
Respostas dos Desenvolvedores