pub-1582217690077140
Cultura Nerd Curiosidades Jogos antigos Jogos Retrô

Goof Troop: um dos melhores Co-Ops de todos os tempos?

on
20 de janeiro de 2020

Salve Taverneiros Plíninho aqui pra hoje trazer mais uma matéria sobre jogos retrô e sem dúvidas Goof Troop é um clássico ovacionado para o Super Nintendo. Seus gráficos bem trabalhados em sintonia com a ótima trilha sonora e jogabilidade simples fazem dele um jogo indispensável para os amantes do console, seu modo Co-Op é um show a parte, fazendo deste game uma referência nesse quesito ainda nos dias de hoje. Se ainda não o jogou, não perca mais tempo. É hora de aventura!

Goof Troop é um jogo de ação-aventura e puzzles desenvolvido pela Capcom e lançado em 1993 na América do Norte e Europa e em 1994 no Japão sendo o jogo  baseado na série de mesmo nome. Antes de começar a jogar o jogador pode escolher entre ser Max ou Pateta no modo single player. Caso o jogador escolha o modo multiplayer, ele poderá escolher qual personagem cada jogador irá controlar, foi um dos primeiros games projetados por Shinji Mikami, que dirigiu Resident Evil em 1996. O jogo começa com Pateta e Max, seu filho de onze anos,  indo pescar quando avistam seus vizinhos Bafo (Pete) e P.J. sendo levados por piratas. Eles seguem o navio  e chegam à Spoonerville Island.  Com o objetivo de salva-los, Pateta e Max entram na ilha enfrentando centenas de piratas e tudo que vier pela frente. O game é baseado na animação de TV, de mesmo nome  lançada em 1992. No Brasil, conhecido como a turma do Pateta,  foi exibido no SBT pelos programas Disney Club (entre 1997 e 2000) e Bom Dia e Cia (com Jackeline Petkovic). Exibido também pelos canais pagos Disney Weekend e Disney Channel e pela Rede Globo, no Festival de Desenhos.

História

Era um lindo dia para pescar em Spoonerviller, então Pateta e seus amigos pegaram seus barcos e se dirigiram ao oceano. Atrás dos peixes maiores, João Bafo-de-Onça e B.J. de repente foram pegos na sombra onipotente de um navio gigante. Quando Pateta e Max olharam, eles viram um enorme barco pirata se dirigindo para a ilha de Spoonerville com Bafo-de-Onça e B.J. a bordo, vítimas do sequestro pirata.

Pateta remou com toda sua força mas não conseguiu alcançar o navio pirata antes que este atracasse na ilha. Determinado a salvar seus amigos, Pateta e Max se dirigem à ilha para procurar o forte dos piratas. Após derrotar alguns piratas, Pateta e Max descobrem que Bafo-de-Onça foi confundido com o capitão Keelhaul Pete, que fora engolido por uma baleia muito tempo atrás. Enquanto Pateta e Max continuam na sua busca, Bafo continua fingindo ser o capitão, algo que ele aprecia muito devido às regalias.

Após um tempo, Pateta e Max chegam ao navio pirata e eles vem quem parece ser Bafo. Ao tentar salvá-lo, Pateta acaba sendo nocauteado. Max então nota que aquele era na verdade o capitão que foi cuspido da baleia. Preocupados com seus amigos, Pateta e Max continuam infiltrando no navio, até encontrarem novamente com o capitão verdadeiro. Após derrotá-lo e tirarem Bafo e seu filho da prancha, eles amarram o capitão no mesmo lugar e o deixa ser ameaçado de ser comido por um jacaré faminto. Os amigos então voltam para a pescaria.

O Jogo

Goof Troop tem uma visão parcialmente aérea, com perspectiva de cima para baixo. Há inimigos para enfrentar, porém os personagens (que serão vistos no tópico abaixo) não possuem habilidades naturais para encará-los. Com isso, é necessário a utilização de elementos das fases (como blocos e barris), além de alguns itens especiais. Para passar pelos estágios, era necessário a utilização de alguns itens e ferramentas que davam acesso a outros lugares, tais como chaves, tábuas para pontes, entre outros. A energia do jogador é medida através de corações, que podem ser acrescidos no decorrer da aventura.

O inventário para itens é limitado, com máximo de dois itens por personagem no modo para um jogador e um item por jogador, no modo multiplayer, exigindo assim uma boa administração desses elementos durante os estágios. Outra característica marcante são os puzzles (quebra-cabeças), que exigem raciocínio lógico do(s) jogador(es) afim de se obterem itens e abrirem passagens anteriormente inacessíveis. Inicialmente eles são fáceis, mas no decorrer da aventura, vão ficando mais rígidos e até com inimigos na tela, com objetivo de impedir a resolução dos desafios.

Os Personagens

São dois selecionáveis: Pateta (Goof) e Max. Cada qual com suas características. Veremos cada um detalhadamente a seguir.


Pateta:
É o mais forte, porém mais lento. Pode derrotar os inimigos com apenas um item arremessado.
  Max: É mais rápido que Pateta, porém mais fraco. Em alguns inimigos, são necessários dois arremessos de itens para derrotá-los.

 

Inventário

Alguns itens estão disponíveis nas fases, para ajudar os heróis em sua jornada. São eles:

Gancho: muito comum no jogo, é utilizado para empurrar e prender inimigos, pegar objetos a distância e  fazer pontes de cordas em ganchos no chão.


Pá:
usada em pontos específicos da fase para cavar afim encontrar outros itens.

Sino: utilizado para atrair a atenção dos inimigos e atraí-los para uma armadilha.


Tábuas: 
utilizada para restaurar pontes, dando acesso a outro ponto da fase.

Vela: utilizado para melhor iluminação em mapas escuro.

 

Passoword

A lista de Passwords é apresentada a seguir:


Fase 2
– Banana, Diamante Vermelho, Cereja, Banana, Cereja.

Fase 3 – Cereja, Diamante Vermelho, Diamante Verde, Cereja, Banana.

Fase 4 – Diamante Vermelho, Cereja, Diamante Verde, Diamante Verde, Diamante Vermelho.

Fase 5 – Banana, Cereja, Diamante Verde, Diamante Vermelho, Banana.

 

Os Chefes

São cinco chefes, um em cada estágio do jogo. Vejamos cada um a seguir:

Jester Hole: É uma gangue formada por sete Jesters, que ficam atirando barris, bombas e mamonas contra os jogadores.

Fire Bug: Pertecente ao segundo nível, é um piromaníaco que atira tochas e cospe fogo contra os jogadores.

Red and Blue Skeletons: estão, atiram ossos para atingir os jogadores. Os ossos do Red Skeleton são diretos e param  no primeiro obstáculo. Já os do Blue Skeleton ricocheteiam, sendo mais difíceis de esquivar.

Red and Green Rumbler: Encontrados no quarto estágio, são duas centopeias que atacam os jogadores com investida direta. Seu cenário  apresenta obstáculos como estalagmites caindo do teto, além de corredores com abismo.

Keelhaul Pete: Último chefe, ataca os jogadores investido em um ciclone atirando bombas para todos os lados.

 

Por hoje é só Taverneiros espero que tenham gostado e um grande abraço do Plíniho.

 

Fontes de pesquisa: Wikipedia e Ossnesqueciveis.

 

 

 

 

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes