pub-1582217690077140
Cinema Cultura Nerd Curiosidades Taverna de Rivia

Thor! O deus do trovão aqui no Taverna.

on
16 de dezembro de 2019

Salve Taverneiros tudo tranquilo?

Hoje trago pra vcs aqui pelo nosso querido Taverna de Rívia um pouco da história do carinha aí do martelo, o Thor, um personagem que vem crescendo cada vez mais nos cinemas e alcançando um público de todas as idades ao passar dos anos com toda a arte que o personagem se identifica, parando por aqui e “simbora” pra leitura.

Thor (filho de Odin e Frigga) foi o deus nórdico do trovão (por isto representava a força da natureza), talvez o mais popular deus da mitologia nórdica. Ele tinha um martelo chamado Mjolnir (o destruidor), feito por anões das cavernas subterrâneas, com o qual dominava o trovão. Cada vez que Thor lançava seu martelo, a fim de desferir seu poderoso golpe, este voltava pra sua mão como um bumerangue. Além disso, Thor também tinha um cinturão mágico (Megingiord) que duplicava sua força e que, sabidamente, era muito grande.

Thor era corpulento, tinha cabelos e barba ruivos, olhos vermelhos e, embora a inteligência não fosse um de seus maiores dons, estava sempre disposto a ajudar seus amigos desinteressadamente. Sua missão era manter a salvo, e em ordem, o mundo dos deuses e dos humanos, combatendo os gigantes e a grande serpente do caos: Jörmungand.

Desde pequeno Thor destacou-se por seu grande tamanho e força (era o mais forte entre os homens e desuses), por isso sua mãe, incapaz de controlá-lo, o enviava pra longe de sua casa, e confiava seus cuidados a Vingnir (o alado) e a Hlora (calor). Estes pais adotivos, que também eram considerados a personificação dos relâmpagos difusos, rapidamente conseguiram controlá-lo e o criaram tão sabiamente que os deuses guardaram uma doce lembrança de seus amáveis serviços.

Thor viajava num carro que era puxado por dois carneiros mágicos chamados Tanngrisnir e Tanngnjóstr, cujos dentes e cascos soltavam grandes faíscas. Estes tinham a peculiaridade de que Thor podia cozinhá-los e, em seguida, caso precisasse continuar viagem, cobria os ossos com o couro dos animais e utilizava o poder regenerador do seu martelo para trazê-los novamente à vida. Thor vivia em Asgard, no reino de Pruoheimr, termo que significa morada da força. Ali vivia com sua esposa Sif e seus filhos no palácio Bilskirnir, fato relatado no poema Grimnismál, que afirma ser tal palácio o maior de todos, possuía 540 quartos.

O nascimento de um deus

Odin procurou conceber um filho cujos poderes derivassem tanto de Asgard como de Midgard, para um dia herdar seu trono. Ele então procurou a personificação feminina da deusa Terra, Gaia (ou Jörð na mitologia nórdica) e criou uma caverna na Noruega, onde ela deu à luz Thor. Após alguns meses ele levou seu filho para Asgard para ele próprio e sua esposa, Frigga, o educarem. Durante muitas décadas, Thor não sabia a verdadeira identidade de sua mãe, acreditando sempre ser filho de Frigga.

Quando tinha 8 anos, Odin o levou para Nidavellir, o mundo dos Anões, onde pediu para forjar Mjölnir. Porém, e apesar de todo o treino físico, apenas quando tinha 16 anos é que Thor entendeu o que realmente necessitava para empunhar o martelo que seu pai dera para ele: um coração puro.

E assim Thor se tornou em um grande guerreiro, lutando ao lado de seu pai durante séculos.

Os nove reinos de Asgard

Asgard e seus nove reinos conectados com nosso mundo, Midgard, por uma ponte colorida (Bifrost) tem como base a mitologia nórdica.

Embora as primeiras HQ’s de Thor se focassem em suas aventuras na Terra, existiam algumas histórias extra que mostravam os grandes eventos passados em Asgard. Essas tramas dinâmicas e épicas começaram a se incorporar cada vez mais nos quadrinhos de Thor devido a sua popularidade.

Asgard existe há milênios, porém suas gerações podem ser contadas pelos dedos. Isso é explicado pelo fato de os asgardianos conseguirem viver durante milhares de anos comendo Maçãs Douradas de Idunn. Essa fruta especial concede juventude e vitalidade a quem a consumir e é protegida e colhida apenas por Idunn, a deusa da Imortalidade. As maçãs nascem na árvore gigante Yggdrasil que é central a Asgard e se estende com suas raízes percorrendo todos os nove reinos.

A inveja de Loki, o Deus da Trapaça

Loki é meio-irmão de Thor, filho adotivo de Odin. Em uma das batalhas de Asgard contra Juttunheim, Odin acabou matando o rei dos Gigantes de Gelo, Laufrey. Contudo, ele descobriu o filho de seu inimigo que estava escondido no interior de uma fortaleza devido a seu tamanho franzino. Odin adotou o garoto, seguindo uma profecia que seu próprio pai, Bor, lhe havia contado. Ele mataria um rei em combate e adotaria seu filho, o educando como se fosse seu. Desde novo, Loki começou a sentir inveja e raiva da atenção que seu meio-irmão recebia, criando assim uma grande rivalidade contra ele. Suas travessuras normalmente eram direcionadas precisamente contra Thor, nas quais ele utilizava conhecimentos que aprendeu com seus estudos em magia e feitiçaria.

Durante toda sua vida, Loki planejou como derrotar Odin e como vencer Thor. Na verdade, mesmo quando ele parece estar do lado do meio-irmão, ele está apenas avançando com seus planos diabólicos.

Mjölnir: um martelo inquebrável

Thor utiliza uma das armas mais poderosas do universo Marvel. Seu martelo, chamado Mjölnir, foi forjado com o metal Uru, a pedido de Odin. Esse metal é de uma durabilidade extrema e é mais forte do que Adamantium. Além disso, Odin transferiu suas energias místicas para o próprio martelo antes de o oferecer a Thor, quando este tinha 8 anos. Por isso, apenas quem é visto como digno por Odin é que é capaz de levantar o martelo.

Thor utiliza Mjölnir para canalizar seus poderes de invocação de relâmpagos e manipulação do clima. Além disso, Mjölnir permite a criação de barreiras poderosas impenetráveis, a absorção de energia, que depois pode ser lançada contra o inimigo, e a capacidade de voo. Thor atira o martelo com sua super-força e sai voando segurando a arma, sendo puxado até seu destino.

Evolução

Em 1962, a Marvel apresentava o poderoso deus do trovão na ‘Journey into Mystery’ #83. Com longos cabelos loiros, Thor usava o seu martelo mágico Mjorn para defender a Terra e Asgard, o seu mundo natal. Algumas décadas depois, no telefime ‘The Incredible Hulk Returns’ (1988), o herói nórdico apareceu com um perfil mais bárbaro, com direito a pelagem em seu uniforme e calça de couro.

Por outro lado, toda a selvageria do ator Eric Kramer foi substituída nos anos 2010, pela classe robusta de Chris Hemsworth, que deu um ar mais cômico ao personagem. Sem falar que o herói tornou-se um verdadeiro galã dos cinemas.

É isso Taverneiros vamos parando por aqui, espero que tenham gostado e um grande abraço do Plíninho.

Fontes de pesquisa: Infoescola, Aficionados e Revista Monet.

 

TAGS
RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT

Olá Viajantes , somos Afiliados da Amazon, caso você precise de algum produto solicite um link para nós , pois assim você estará contribuindo com o nosso site.

Pesquisa
grupo whatsapp TAVERNA SNAP
PARCEIRO E MEMBRO DO TAVERNA
Loja Gamer – Consoles
Headsets
HyperX Microfone Gamer
Fire TV Stick Lite da Amazon
Smart speaker compacto
Computadores Gamer
PODCAST A ESPADA DE SIHIL
PODCAST CYBNERNEWS #1
Anunciantes